Print Friendly and PDF

Inscreva-se !

Coloque seu e-mail aqui!:

Entregue por:FeedBurner/Cidadão Araçatuba

7 de ago. de 2011

Você precisa mesmo de um agregador?


Sozinho no deserto cibernético. 
Você certamente já deve ter lido inúmeras postagens em blogs e sites que falam sobre os agregadores.

Agregadores para quem não sabe o que é, ou está entrando na blogosfera agora, são as páginas criadas na internet, que agregam outros blogs/sites, divulgando assim os posts dos agregados (que são os blogs), fazendo-os conhecidos, e ao mesmo tempo, divulgando o agregador nos blogs/sites agregados, a grosso modo seria isso!

O Agregador necessita agregar um número maior de blogs para se fazer conhecido, e vender espaço para propaganda, visando é claro, rentabilidade, pois o agregador precisa ficar no “ar” e de modo profissional, isso custa dinheiro, que vem das propagandas e dos clicks dados por nós nas propagandas  quando as mesmas nos interessam.

Grandes agregadores já se estabeleceram, e acredito que sejam conhecidos por nós blogueiros, só para citar alguns; Dihitt, Ocioso, Colméia, Linkes entre outros tantos.

Posto meus links em todos os que mencionei acima, e já perdi a conta de quantos e-mail´s recebi solicitando as tais "parcerias". Vi uma matéria num blog uma vez, falando do Ocioso, o blogueiro dizia ter tido algo em torno de 10.000 visitas. 


-Pensei, é esse aí... 


Mandei um post que foi selecionado e naquela semana, recebi 793 visitas, ótimo número para quem postava no agregador pela primeira vez. 

Visitas, com 92,75% de taxa de rejeição.
Quando fui analisar no Google analytics, vi que a taxa de rejeição, tinha chegado a estratosfera, 92,75%.

Fiquei muito chateado, pois aumentou as visitas, mas visitas sem qualidade, ninguém lia nada, só "entrava" e em segundos saia, e o tal do desvio de tráfego que o Analytics entende como rejeição.

Eu pelo menos, quando posto algo, gosto de receber comentários, sugestões, elogios e críticas, pois esse é o único feedback que eu tenho entre o que escrevo, e o que a pessoa entendeu. E confesso, que é muito gratificante esse retorno.

Quem divulga na blogosfera sua opinião, sabe que é muito difícil competir,com conteúdo adulto, fofocas, e blogs sites que "cuidam" das celebridades, mas mesmo assim eu procuro ter um certo esmero no conteúdo, e depois de postado, fico a espera das visitas, é claro, mas infelizmente o grande público não procura isso, preocupa-se com assuntos mais comuns, e por isso, que blogs de opinião dificilmente entram nas primeiras fileiras dos agregadores. 


Já as visitas que espero hoje, sei que elas tem qualidade, o que ao meu ver, independe do “agregador”, mas sim da relação que aos poucos desenvolvemos na internet, participando, comentando em outros blogs, essa relação tem muito mais peso, muito melhor do que apenas números no contador.


O que me chama a atenção, é que ultimamente alguns agregadores, tem aumentado o grau de dificuldade quando da postagem dos links, o Ocioso por exemplo, efetuou recentemente um recadastramento nos blogs, limitou ainda, os não pagantes a um link por semana, que deverá ser postado de  segunda a quinta, já para aqueles que querem ver o blog sempre figurando na página deles, é oferecido um pacote, que logicamente, é pago). 


Já o Dihitt, tem um sistema de pontuação, que ranqueia os participantes, divulgando entre os inscritos naquele agregador quem são os 100 primeiros. Quem quer estar na "moda", segue a risca a cartilha, que confesso, não sei como funciona, tanto que sou o 1.006.

Na contramão dessa relação, foi criada em Araçatuba a Cia dos Blogueiros (2009), onde os afiliados postam seus textos, que são divulgados de forma igualitária, sentimo-nos todos prestigiados, pois entendemos que o coletivo é o mais importante, não existem exigências tolas, ou mesmo pedido de dinheiro para divulgação e isso é muito legal! 


Além disso, a coordenação que é representada pelo meu amigo José M.Taveira do Blog do Zé Marcos, sempre atenta, filtra os textos e a inscrição de  blogs com conteúdo suspeito, (adulto, preconceituoso, de mal gosto, etc...).


Na minha opinião, essas iniciativas devem ser levadas em conta na hora de escolhermos um agregador, ou um site onde você divulgará seus posts, sugiro para  aqueles que ainda não conhecem, visitem a Cia dos blogueiros,e desde já como membro, convido-os a se inscreverem, o endereço é: http://www.ciadosblogueiros.blogspot.com.  






  

19 comentários:

Cecilia Ferreira disse...

Legal! Muito esclarecedor.
Sempre me perguntava como é que psessoas cujo Tico, na escrita, não dando bom dia ao Teco,levava um sujeito a ter 500,1000 acessos num dia, sem ser alguém conhecido pela mídia.
Com relação aosmeus postos e visitantes sinto o memsoque vc: acabo criando um elo com aqueles que visitam com mais frequência e que acabam trocando linhas comigo.
Abraço

Tiozão das Batidas disse...

Paulo, você esqueceu de mencionar o Uêba que ,até onde sei, foi o primeiro agregador brasileiro. Ele ainda dá um bom retorno em visitas e a taxa de rejeição costuma ser um pouco mais baixa do que os do Ocioso.
Concordo contigo; além das taxas de rejeição altíssimas, ter o contador de visitas girando na velocidade da luz não parece vantagem quando descobrimos que , na média , cada visitante permaneceu 5 segundos no site.
Muitos que pretendem ser probloggers, ganhando dinheiro e vivendo de blogs, acreditam que o fluxo de alto fluxo de visitantes , mesmo que seja de baixa qualidade , pode aumentar as chances de ganharem alguns míseros clicks em banners/propagandas/adsences. Por outro lado, o baixo tempo de permanência no site, indica que os visitantes (certamente outros blogueiros) estão apenas zapeando por todos os posts publicados no agregador, o que sugere que eles estão avidamente procurando por algo. O que seria ? Na minha primeira experiência com o Ocioso , há anos atrás , percebi que os grandes agregadores são as principais fontes dos blogueiros plagiadores. O meu artigo foi plagiado até em sites paraguaios. Não estou desqualificando todos os leitores dos agregadores, apenas tentando interpretar os números em conjunto com os fatos.
Outro fato é que os grandes agregadores agem como os traficantes de drogas. Um blog estreante tem fortes chances de ter um artigo publicado, desde que ele seja razoavelmente bem escrito e o tema seja famosos/baixaria/humor ou algo do gênero. Isso se assemelha à amostra grátis que o traficante dá ao usuário com a única finalidade de viciá-lo. Na larica de ter um segundo post publicado, o usuário mantém o banner do agregador exposto em seu blog, alimentando o pagerank do traficante, digo, do agregador.
Após alguns anos sem enviar posts para os ditos 'grandes' agregadores, recentemente fiz uma experiência. Tive um artigo publicado em 18, inclusive no Ocioso e no Uêba. O experimento só demostrou que nada mudou nestes anos a não ser o aumento no número de sites agregadores . E também avaliza tudo o que afirmei até aqui.
Conheci a Cia dos Blogueiros antes de criar o Blogueiros do Brasil. Na época acabei encontrando várias outras iniciativas semelhantes e admiráveis. A ideia da não submissão à tirania dos G.A. (Grandes Agregadores) e seus ditames foi o que me inspirou.
Deixo-te custodiado um abraço ao pessoal do Cia dos Blogueiros e à todos que 'fazem acontecer' uma blogosfera democrática.

ABAIXO COM A TIRANIA DOS G.A !

Tiozão das Batidas disse...

Por favor, perdoe-me por alguns erros ortográficos no comments anterior. É que estou ainda sonado devido à correria pelo lançamento do novo site do BB.

Tiozão das Batidas disse...

Ué ? Tô tão abestalhado que talvez tenha feito algo de errado aqui. Não estou visualizando o tal comments cheio de erros ortográficos. Se ele realmente não foi publicado, por favor, me avise para que eu o reescreva.

jhamiltonbrito.blogspot.com disse...

Ué,não preciso, então.
Mas eu não sabia destas coisas....vote!

Cidadão Araçatuba disse...

Olá Cecília tudo bem? Descobriu então? rs... Que bom que podemos contar com pessoas que veem além do número de visitas e não se preocupam em manter-se "top", não é?
Grande Abraço!

Cidadão Araçatuba disse...

Olá Zé! Que bom que pude trazer algumas novidades nessas poucas linhas, fico contente por ter ajudado no entendimento da famosa popularidade. O bom nisso tudo, é que tenho sempre a visita dos amigos e como disse acima, isso me faz muito contente.
Abraço!

Cidadão Araçatuba disse...

Tiozão, estou no aguardo do comentário, beleza!?
Abraço!

Tiozão das Batidas disse...

Paulo, você esqueceu de mencionar o Uêba que ,até onde sei, foi o primeiro agregador brasileiro. Ele ainda dá um bom retorno em visitas e a taxa de rejeição costuma ser um pouco mais baixa do que as do Ocioso.

Concordo contigo; além das taxas de rejeição altíssimas, ter o contador de visitas girando na velocidade da luz não parece vantagem quando descobrimos que , na média , cada visitante permaneceu 5 segundos no site.

Muitos que pretendem ser probloggers, ganhando dinheiro e vivendo de blogs, acreditam que o alto fluxo de visitantes , mesmo que seja de baixa qualidade , pode aumentar as chances de ganharem alguns míseros clicks em banners/propagandas/adsences. Por outro lado, o baixo tempo de permanência no site, indica que os visitantes (certamente outros blogueiros) estão apenas zapeando por todos os posts publicados no agregador, o que sugere que eles estão avidamente procurando por algo. O que seria ? Na minha primeira experiência com o Ocioso , há anos atrás , percebi que os grandes agregadores são as principais fontes dos blogueiros plagiadores. O meu artigo foi plagiado até em sites paraguaios. Não estou desqualificando todos os leitores dos agregadores, apenas tentando interpretar os números em conjunto com os fatos.

Outro fato é que os grandes agregadores agem como os traficantes de drogas. Um blog estreante tem fortes chances de ter um artigo publicado, desde que ele seja razoavelmente bem escrito e o tema seja famosos/baixaria/humor ou algo do gênero. Isso se assemelha à amostra grátis que o traficante dá ao usuário com a única finalidade de viciá-lo. Na larica de ter um segundo post publicado, o usuário mantém o banner do agregador exposto em seu blog, alimentando o pagerank do traficante, digo, do agregador.

Após alguns anos sem enviar posts para os ditos 'grandes' agregadores, recentemente fiz uma experiência. Tive um artigo publicado em 18, inclusive no Ocioso e no Uêba. O experimento só demostrou que nada mudou nestes anos a não ser o aumento no número de sites agregadores . E também avaliza tudo o que afirmei até aqui.

Conheci a Cia dos Blogueiros antes de criar o Blogueiros do Brasil. Na época acabei encontrando várias outras iniciativas semelhantes e admiráveis. A ideia da não submissão à tirania dos G.A. (Grandes Agregadores) e seus ditames foi o que me inspirou.

Deixo-te custodiado um abraço ao pessoal do Cia dos Blogueiros e à todos que 'fazem acontecer' uma blogosfera democrática.

ABAIXO COM A TIRANIA DOS G.A !

Cidadão Araçatuba disse...

Grande Tiozão!
Não é a toa que você está a frente de um ótimo site, fico muito orgulhoso de participar do Blogueiros do Brasil também.
Verifico agora, que com blogueiros como você na blogosfera, a "vida inteligente na internet" vem se propagando cada vez mais, o que de maneira geral,faz com que todos ganhemos com isso, conteúdo de qualidade, acima de tudo!
Grande Abraço e obrigado pela presença!

Lilih disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Yolanda Hollaender disse...

Amigo Paulo, Cidadão Araçatuba. Eu me considero uma daquelas visitantes que vêm aqui para prestigiar o conteúdo de suas postagens, sempre bem delineadas, tratando de assuntos sérios que nos fazem refletir e nos motivam a opinar.
Os tais "agregadores" trazem um número maior de visitas, não há dúvida, porém são poucos os que realmente leem e comentam com profundidade.
Uma vez, escrevi numa dessas redes sociais que o ranking é um artifício muito bem bolado pelo idealizador. É um apelo ao ego, pois para que se possa subir ao "topo" é preciso visitar várias páginas, e todas com propagandas, é claro.
Concordo com você que os comentários dos que visitam o blogue são gratificantes, porque bem sabemos o tempo de pesquisa e empenho que dedicamos às publicações. É uma forma de recompensa e reconhecimento.
Também, tenho aprendido muito com metabloguers (confiáveis) que se a gente quer ter sucesso com o blogue, é preciso ler muito, visitar outros blogues e, principalmente, conquistar um público cativo. E, tudo isso depende do seu objetivo: ter uma fonte de renda ou um meio de você divulgar na blogosfera temas que lhe agradem. Eu, particularmente, me encaixo na segunda opção.
Meu forte abraço,
Yolanda
P.S. Costumo rascunhar minha resposta, antes de entrar na sua página, pois recebo sua Newsletter. Então, considere que o tempo de leitura que faço fora daqui é maior do que o tempo de deixar meu comentário por aqui. Por isso, meu bom amigo, a análise do Google nem sempre traduz o que realmente acontece...

Atena disse...

Paulo:
quando, após ter criado meu blog, me inteirei da existência dos agregadores fiquei surpresa com a enormidade de blogs de besteirol. Não imaginava que fossem tantos. rsrs
Logo percebi que meu blog, por ser de assuntos difíceis de digerir, não faria sucesso, mas também não era esse o intento. Criei o blog para compartilhar conhecimentos e não para ser um hit.
Do Dihitt eu gostei porque percebi que seus integrantes (nem todos) liam as postagens e nele tenho encontrado pessoas especiais, como você. Quanto aos demais às vezes eu divulgo, outras não (esqueço).
De qualquer forma, se o blogueiro quer ser lido, acho que os agregadores ajudam sim.
Só o que não gosto no Dihitt é o tal de ranking, pois dá margem a muitas baixarias que já vi por lá.
abração

Samanta disse...

Olá querido amigo !!!

Ótima postagem, como sempre !
Bom, eu desisti de agregadores como Ocioso, etc logo no começo do blog, pois cheguei até cogitar parar de escrever, pois estava começando, recebi trocentas visitas e nenhum comentário, além da taxa de rejeição altíssima... Achei que estava falando meleca rsrs
No dihitt, foi onde me dei melhor, porque os participantes são muito ativos e ótimos comentaristas, além de ser onde trabalho, então estou mais à vontade e vejo um bom retorno.
Mas o restante, não coloco mais, muito raramente o faço, mas sempre me arrependo porque não gera resultado nenhum a não ser mais números no meu contador... E se tem uma coisa que eu amo na blogosfera, são os comentários, eles são a alma do blog, com eles é que aprendemos e vamos enriquecendo os laços de amizade, portanto, visitas entra-e-sai mudo em menos de 5 segundos, não me agregam nadinha rsrs
Vou visitar o link que indicou :)

Um enorme abraço e boa semana !!!

Unknown disse...

Gostei muito deste post. Mudei alguns pensamentos e algumas diretrizes. obrigado.

Cidadão Araçatuba disse...

Querida Yolanda,obrigado pelas palavras, sabe que penso em muitos de vocês, que gentilmente vem aqui me visitar antes de escrever né!
Cria um laço, uma relação gostosa. Não é sempre que eu acerto, mas procuro corrigir as falhas, que meu perfeccionismo leonino exige.
Grande e fraterno abraço!

Cidadão Araçatuba disse...

Olá Atena, até hoje me divirto com a história do ego negativo... Apesar de saber da importância do assunto, a sua narrativa é que foi muito boa.
Assim como o seu, eu também criei o Cidadão, para dar vazão ao que eu penso e ao que eu via. Quanto ao Dihitt, como disse, não me preocupo com pontuação não, quero é esse feedback que tenho com vocês, isso me enriquece.
Grande Abraço!

Cidadão Araçatuba disse...

Querida Samanta,concordo quando ao dihitt, mas o sistema de pontuação eu acho falho, aliás, acho até que nem deveria existir, pois tratando todos igualitariamente, todos nos sentiríamos prestigiados, não é?
Ah, as amizades são ótimas, realmente motivam.
Que bom que apareceu, abração!

Clube dos Novos Autores - CNA disse...

Olá!
estou feliz por estar aqui, e na verdade, o que meu blog precisa é o apoio e incentivo de sua causa em ser - os novos autores! é um blog direcionado, e não estamos com outra intenção a não ser, apoiar os trabalhos de pessoas, que como nós, encontram dificuldades em divulgar os seus trabalhos, por sermos considerados "anônimos" no mercado editorial. Não precisamos de nenhum outro tipo de incentivadores, ou agregadores.
Obrigada pelo apoio! e se puder, siga o blog, concorrendo mensalmente aos sorteios de nossos livros, beijos.

Postar um comentário

Comente, discuta, reflita, sua opinião é muito importante!.

Blogueiros unidos participam e divulgam!

Blogueiros do Brasil
Cia dos Blogueiros

Clique, conheça nossa história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores diHITT

Seguidores

Leve o Cidadão com você!


Total de visualizações desta página.

Plágio é crime! Quer copiar? Não custa nada pedir, obrigado!

IBSN: Internet Blog Serial Number 21-08-1966-11