Print Friendly and PDF

Inscreva-se !

Coloque seu e-mail aqui!:

Entregue por:FeedBurner/Cidadão Araçatuba

15 de jan. de 2012

As redes sociais devem ser usadas para a propaganda política?


Não podemos nos esquecer!

Alguns orgãos da imprensa local vem trazendo em suas manchetes, que candidatos a disputa de cargos políticos vem utilizando as redes sociais para divulgar suas candidaturas e que isso, de acordo com a Lei eleitoral n: 9.504/97  e em alguns casos o artigo 37 da Constituição Federal configura-se crime eleitoral.

O crime em questão seria a propaganda eleitoral antecipada, que segundo o jornal vem sendo veiculada por correligionários nas redes sociais e isso, bem como a propaganda mesmo só poderá ser feita apartir de Julho/2012. Abaixo transcrevo parte da resolução 23.341do TSE – que refere-se ao Calendário Eleitoral de 2012.


6 de julho – sexta-feira

1. Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral (Lei nº 9.504/97, art. 36, caput).
2. Data a partir da qual os candidatos, os partidos ou as coligações podem fazer funcionar, das 8 às 22 horas, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 3º).
3. Data a partir da qual os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 às 24 horas (Lei no 9.504/97, art. 39, § 4o).
4. Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral na internet, vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga (Lei nº 9.504/97, art. 57-A e art. 57-C, caput).
Fonte: RESOLUÇÃO Nº 23.341. INSTRUÇÃO Nº 933-81.2011.6.00.0000 – CLASSE 19 – BRASÍLIA –DISTRITO FEDERAL. Relator: Ministro Arnaldo Versiani. Interessado: Tribunal Superior Eleitoral. Calendário Eleitoral Eleições de 2012.

O legislador na maioria das vezes tem boa intenção quando cria uma lei, se bem que em alguns casos melhor seria não tê-la criado. Pois comumente algumas delas se transformam em chacota, ou então algo que as pessoas não respeitam. Mais recentemente o caso da "lei seca".

Estou enganado ou o político quando na gestão da coisa pública utiliza-se da máquina para fazer propaganda o tempo todo? Pois se o faz agora antecipadamente, apesar de ser legal e moralmente incorreto ao meu ver, apenas continua a exercitar a política. Por isso, acredito que a Lei seja em alguns casos desrespeitada e por isso encarada por alguns como letra morta.


Será que somos tão imbecis assim, que pelo fato da propaganda eleitoral estar sendo feita antes do prazo mínimo para eleição (3 meses antes do pleito) isso modificaria nosso voto, nossa forma de pensar? Não conseguimos discernir, analisar um governo, que ficou 3 anos antes dele pedir sua reeleição?

Muito se fala que a internet é terra de ninguém, de certa forma é, o que não significa que as pessoas não podem ser responsabilizadas pelo que escrevem ou postam. Ai reside outro problema, se levarmos em consideração, que nem todos tem acesso a internet, e que muitos outros nem computador tem, para quem são direcionados os alertas de que a internet é utilizada por políticos sem controle?

O governo brasileiro nesse ano deu a largada para implementar a banda larga social, ou seja, quer “plugar” milhões e milhões de seres humanos brasileiros na rede.

Se verificarmos as estatísticas já somos um pais de velhos. Desses os que já tem acesso a essa tecnologia e se "plugam", já  estão vacinados e conhecem as facetas da política e dos políticos. Resta então os jovens, que por terem nascido na era digital, seriam os mais expostos a esse tipo de aliciação, mas desses (que são a maioria) quantos desses milhões tem real interesse na política, economia, e saúde?  


Vou ser otimista, poucos, muito poucos! 


Quantos então seriam afetados pela invasão de políticos propagandeando na web, transformando-a em seu palanque eleitoral? Vou deixar a pergunta aos jornais!

Os jornais precisam vender. Os jornais impressos mais ainda,  e se ainda circulam, é porque as pessoas ainda não tem o hábito de ler suas edições num ambiente virtual. Posso pensar então, que esse tipo de pauta jornalística talvez exista para vender jornal. A não ser é claro, que as estatísticas brasileiras estejam todas equivocadas.

A rede ao meu ver deve também ser usada pelos políticos, em qualquer tempo, pois as pessoas que tem um senso crítico mínimo, acompanham o dia-a-dia dos governos nas cidades, nos estados e do país, sabem o que está ou não sendo feito e ponto final.

Não é a propaganda eleitoral (antecipada ou não) que amealhará votos para este ou para aquele pretenso candidato.

É claro que os alienados e desinformados em geral sempre irão pela maioria, e outros tantos seguirão as opiniões de terceiros, mas os últimos não terão do que reclamar, afinal para alguns, pensar dói! 
Se você faz parte de alguma das categorias mencionadas acima fique tranquilo, muito embora eu tenha dito que pensar dói, não dói não viu! Mas por favor: pense! O futuro dos seus filhos e netos depende do seu voto!

9 comentários:

Unknown disse...

Eu penso...tento, procuro exercitar essa arte dolorosa, porém necessária. Você me ajuda muito nisso, sempre, seja nas pequenas questões como naquelas que envolvem a coletividade. Sou suspeita pra elogiar, pela nossa amizade, mas reitero: você tem escrito cada vez melhor. (Tá até parando com os parênteses! kkkk). Abração!

Unknown disse...

Em tempo: creio que as redes sociais podem contribuir muito com relação à apresentação das propostas e na tentativa de ampliar o debate e o espírito democrático. Independentemente do público alvo.

HAMILTON BRITO... disse...

Ótimo texto. Qual a dimensão que terá hoje se eu que nao sou político ( sou um ser político) , nem partido
colocar no meu blog ou no meu face ( como é o novo nome: linha do tempo - que viadagem...opa!não é politicamente correto) minha preferência por este ou aquele político ,por exemplo, pelo Dilador (opa!)

Acho que houve um " vacilo" : veja como vc redigiu.
"Pois se o faz agora antecipadamente, apesar de ser legal e moralmente incorreto ao meu ver..."
AGORA não ainda legal... quinto paragrafo.

Cidadão Araçatuba disse...

Grande Zé, tudo beleza?
Não foi um vacilo, mas concordo que não ficou claro.
Veja: legal e moralmente INCORRETO.Quis dizer que em ambas situações está INCORRETO. Ficou melhor?Obrigado pela correção!
Quanto a sua pergunta entendo que a sua escolha possa ser diferente da minha, ou não. Mas não é porque você já escolheu o seu candidato e divulga isso... Epa! Eu como participante do seu facebook,visitante do seu blog por mais que você "propagandeie" isso em nada irá influenciar a minha escolha, pois o meu foco é aquilo que o político produz,e não o que ele fala!
Abração!

Cidadão Araçatuba disse...

Obrigado Maria Tereza, ultimamente meu português ficou melhor graças as suas correções e dicas. Assim como você também entendo que possa existir um debate saudável, uma troca de idéias na rede. Com as "cabeças" certas, a rede pode colaborar muito com isso.
Abração!

Yolanda Hollaender disse...

Amigo Paulo, sou favorável que os candidatos ao governo mostrem seu trabalho praticando a cidadania e que tenham realizado certo número de projetos. Todos deveriam começar como vereador, para depois subir na escala.
Usar a Tv, palanques, redes sociais ajudam o eleitor a conhecer melhor os pretensos candidatos e, assim, perceber suas contradições, para daí decidir seu voto. Quanto mais debate, melhor. Quanto mais exposição, mais chance de acertar na escolha e repudiar aqueles que nada acrescentam. Assim, doravante, "palhaços" não terão mais espaço para ocupar cargos de vital importância para nosso país.
O eleitor precisa se interessar mais por política. Afinal, já que o voto é obrigatório, mais um motivo para escolher com critério.
Meu abraço,
Yolanda

Cidadão Araçatuba disse...

Você está correta!
Concorda que a politicagem não deixa de existir durante todo o mandato do candidato?
Cabe a nós (como você bem disse) escolher. Obrigado pela presença amiga e pelo comentário.
Abração!

Atena disse...

Amigo Paulo:
Adorei o "pensar dói". rsrs Será que exagero ao dizer que dói para uns 50% da população? rsrs
Concordo com você que alguns políticos fazem campanha o tempo todo, mas nas redes sociais, se fizerem besteira, vão cair de pau neles.
Muito devagarinho o brasileiro está começando a ficar mais consciente, o que muito me alegra.
Conto com você e outros que falam sobre política para aumentar a percentagem de esclarecidos.
grande abraço

Cidadão Araçatuba disse...

Olá Atena tudo bom? Mas não é? Para alguns deve doer, pois essa situação não muda. Você acha certo jornal publicar esse tipo de notícia com tanta coisa para pesquisar e divulgar? Tomara que você esteja certa, que possamos formar gerações pensantes no nosso Brasil varonil!
Grande Abraço!

Postar um comentário

Comente, discuta, reflita, sua opinião é muito importante!.

Blogueiros unidos participam e divulgam!

Blogueiros do Brasil
Cia dos Blogueiros

Clique, conheça nossa história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores diHITT

Seguidores

Leve o Cidadão com você!


Total de visualizações desta página.

Plágio é crime! Quer copiar? Não custa nada pedir, obrigado!

IBSN: Internet Blog Serial Number 21-08-1966-11