Print Friendly and PDF

Inscreva-se !

Coloque seu e-mail aqui!:

Entregue por:FeedBurner/Cidadão Araçatuba

16 de abr. de 2011

Dengue 2011 - Casa de ferreiro, espeto de pau!

Figura Retirada da internet, o link original está adicionado á mesma.
 
Dengue 2011 - Casa de Ferreiro, espeto de pau.
 
O ano começou e grande foi a divulgação na imprensa dos surtos de dengue pelas cidades brasileiras, é muito dificil você imaginar que a Dengue é fruto do nosso descuido, digo isso de forma bem polida, na verdade mesmo é fruto da nossa porquice.


O Sujeito ás vezes deixa de jogar sujeira no lugar adequado, e na primeira oportunidade lança em via pública, ou em terreno baldios, materiais que todos sabemos, podem se tornar criadores para o mosquito da dengue, esse malfeitor, "cria" nossa, que ano após ano, vem se adaptando e causando tanto mal a saúde da população de nossas cidades entupindo os hospitais e sobre carregando o já falido sistema de saúde brasileiro.

Recentemente concluíram que o danado do mosquito,até em água suja se prolifera.


Na minha cidade a gente se depara com agentes da saúde, batendo de porta em porta para verificar se existem criadores nas residências e ou empresas.
Entram, verificam a situação dos ralos, vasos de plantas, essas verificações a que todos estamos acostumados. Não vejo ainda, esse serviço em terrenos baldios, na beira de córregos que cortam a cidade, mas nas casas dos moradores passam com mais freqüência.

Isso é muito bom, tanto que em relação a 2010 houve uma diminuição dos casos de Dengue em Araçatuba (segundo a Secretaria de Saúde-veja a matéria do LR1).

Não obstante a isso, divulgam que houve o aparecimento da versão número 4 do vírus, que há algum tempo não aparecia, dizem também que não é mais "forte" que as anteriores, vai saber, quem teve dengue sabe bem o que é isso.


Mas, caro leitor, casa de ferreiro, espeto de pau, diz o velho ditado!

Dia: 10/04/2011 realizava minha habitual pedalada pela cidade, quando ao passar em frente ao prédio da S.O.S.P-Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que fica na Rua Dona Ida com a Rua Sacadura Cabral, me deparei com uma situação estranha, bizarra mesmo, vejam as fotos que tirei no local, foram várias,  as inclui em um único quadro:


Prédio da Sosp localizado entre á Rua:Dona Ida, esquina com Rua: Sacadura Cabral. 

Deve ter havido com certeza uma diminuição dos índices da dengue, (pelo menos no papel), não sei ao certo para a população vizinha a esse local.
Se é pulverizado veneno com frequência para que a larva e o mosquito não se prolifere nessa imundície, não saberia dizer, mas em relação aos animais peçonhentos que lá devem morar, o que será que é feito? Ou melhor, será que é feito algo?
 
Um morador depois de advertido pela vigilância sanitária em sua casa, tiver o azar de em uma nova visita da mesma, for novamente encontrado em sua residência focos do mosquito da dengue, pagará a "simbólica" multa de R$ 600,00. É justo ao meu ver, pois não deve o morador/cidadão ignorar o perigo que essa doença representa aos seus familiares e vizinhos e por obrigação tem que manter a sua casa livre da doença,  e se todos assim o fizerem, todos ganham.
 
Mas o que dizer de um orgão público que sabendo disso, fazendo parte da administração mantém parte do seu pátio assim?
 
Essas sucatas com certeza devem armazenar a água da chuva, que sabemos é o estágio inicial para o desenvolvimento do mosquito que transmite a dengue, além do risco aos trabalhadores/servidores, há o risco para a população circunvizinha, pois no bairro existem muitas casas.  E se observarmos as fotos, veremos que pelo estado de ferrugem de algumas sucatas, as mesmas estão lá há vários anos!

E aí? Multa-se o orgão público? Passa-se um "pito" no diretor, que coincidentemente é o mesmo que "cuida"  do nosso asfalto, pois não dá para varrer as sucatas para baixo do tapete!

Um morador jamais poderia manter em seu terreno esse tipo de entulho, pois com certeza além de multado seria obrigado a dar o DESTINO CORRETO AS SUCATAS.

Então, porque o orgão público assim não procede? O óbvio ululante, seria dar a destinação correta as sucatas! Mas ... pensar para alguns, dói! 


Já foi tratado na sessão da Câmara de vereadores, pela Vereadora Tieza, a situação de abandono de alguns imóveis existentes em Araçatuba.
São imóveis antigos, depredados na grande maioria, abandonados e que servem de teto para desocupados e sabe-se lá para quem mais, além do que, pelo estado em que se encontram, tornam-se excelentes criadores para o mosquito da dengue, pois como podemos reparar nas fotos, os telhados assim  portas e janelas deixam a água da chuva entrar. 


Em uma rápida volta pela cidade, e pasmem, próximo a área central da mesma, flagrei as seguintes situações:





Em 2012 teremos eleições, ouço burburinhos na imprensa local, que teremos um "revival", onde a atual administração possivelmente concorrerá ao pleito.

Como morador e cidadão torço para que a população enxergue além daquilo que os muros escondem! E reflita.
Não sei se o candidato 1 ou 2 serve para a cidade, só sei de uma coisa; tem que saber administrar e cá entre nós, não acho que esse descaso com o município "pelo social" faça sentido. 
Afinal, vivo dizendo isso:
-Os municípios são feitos pelos cidadãos, não tem como ser diferente!

Pense nisso hoje, em 2012, poderemos cometer outro equívoco, mas pelo amor de Deus, não o mesmo!










4 comentários:

Yolanda Hollaender disse...

Amigo Paulo, Cidadão Araçatuba, muito boas as observações feitas nesta postagem.
Aqui na cidade onde moro até que a prefeitura ofereceu descontos significativos para os proprietários de terrenos baldios, caso fizessem o calçamento, murassem e mantivessem o terreno limpo. Isso tem evitado que a população jogue lixo nesses lugares. Mas, ainda falta bastante ação para com os terrenos abandonados e entulho, criadouro do mosquito da Dengue e outros bichos peçonhentos.
Boa matéria para conscientização e ação de nossos governantes.
Meu forte abraço,
Yolanda

Cidadão Araçatuba disse...

Obrigado pela visita, e pelos comentários, é uma luta inglória, mas se não procurarmos conscientizar os poucos, nos igualaremos aqueles que nada fazem!
Grande Abraço!

Andréia B. Borba disse...

Retribuo a visita e o carinho.
Abraços, Andréia Borba.

Anônimo disse...

todo esse seu comentario deveria já ter ido para midia...pois ainda é o que eles mais temem
faça isso
abraços

Postar um comentário

Comente, discuta, reflita, sua opinião é muito importante!.

Blogueiros unidos participam e divulgam!

Blogueiros do Brasil
Cia dos Blogueiros

Clique, conheça nossa história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores diHITT

Seguidores

Leve o Cidadão com você!


Total de visualizações desta página.

Plágio é crime! Quer copiar? Não custa nada pedir, obrigado!

IBSN: Internet Blog Serial Number 21-08-1966-11