"O encanto da vida depende das boas amizades que cultivamos."
Malba Tahan
Minha amiga Yolanda Hollaender por quem tenho o maior apreço, escolheu-me para responder esse “Meme”, fiquei honrado com a sua escolha copiei as perguntas, dei uma lida e vi que desta vez o Cidadão daria lugar ao Paulo. E esse caros leitores, deveria abrir a sua mente e expor-se procurando delinear um pouco da sua personalidade, da sua vida, dos seus pensamentos, e dos seus 44 anos de aprendizado contínuo.
Feito isso, resolvi criar esse post com as respostas que intrigam a todo nós seres humanos.
Longe de mim querer criar unianimidades, uma vez que os temas/perguntas dariam infinitas páginas e posts, pois nada mais são do que dúvidas comuns a todas as pessoas e dessa forma convivem conosco desde o nosso nascer, até um pouco antes do fim da nossa jornada nessa terra.
Com a ajuda da Wikipédia, Yolanda definiu a palavra Meme,como sendo:
"Os memes podem ser idéias ou partes de idéias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autônoma. Quando usado num contexto coloquial e não especializado, o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra".
Orientou-me ainda que as respostas devem ser sinceras, objetivas e devem refletir o agir e o pensar da pessoa sobre o tema, dessa forma, tentarei abrir as portas do meu "eu" respondendo-as agora.
1-Vida:
Uma grande sala de aula. Quem não está apto a apreender, dificilmente terá uma caminhada tranquila serena. E ainda assim, aprendendo sempre, ainda estamos sujeitos a altos e baixos, mas desistir jamais, aprender sempre!
2-Morte:
Estação final, para o corpo e a mente.
3-Vida após a morte:
Não acredito.
4-Reencarnação:
Não acredito.
5-A nossa insignificância diante do universo infinito:
O Homem não passa de um grão de areia frente ao oceano.
"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."
6-Ser ou não ser:
Ser! Somos emocionais e racionais, não faz sentido nos escondermos. A vida já não é fácil e brincar de "ser" com ela a torna muito difícil!
7-A angústia existencial diante da transitoriedade de tudo:
Não me angustio com o amanhã, penso muito num versículo da bíblia (Matheus Cap.6 Versículo 34)
8-O cérebro humano está capacitado a responder a todos os enigmas da existência: Não está! Muitos segredos não cabem a nós desvendá-los, somos por natureza limitados, sendo assim, ficaremos sempre um passo a trás, mesmo com toda essa modernidade e avanços.
9-Um sistema econômico voltado para as necessidades sociais e não dominado pela cupidez humana:
Tenho sérias dúvidas sobre a capacidade humana em dividir, ajudar, principalmente enquando grupo, por isso não acredito em sistemas. Já as pessoas individualmente, essas sim, são mais fáceis de individualmente ajudar ao outro.
10-O que é mais importante, a genética ou o meio?
A Pessoa é o mais importante!
11-Existe um ser superior que dirige as nossas vidas?
Não sei, estou em fase de "teste". Talvez, nossa consciência?
Não sei, estou em fase de "teste". Talvez, nossa consciência?
12-Para onde caminha a humanidade?
A humanidade eu não sei, pois nossa vida é limitada e procuramos (enquanto pais/educadores) formar pessoas capazes de progredir, ensinar, amar, multiplicar ações que reflitam positivamente no todo. Mas o limite dessas ações não poderão ser por nós controladas, é cíclico e por isso, indeterminado.
Para descontrair um pouco, resolvi incluir esse vídeo que como a vida (muitas vezes!) é ambígua, assistam até o final, é hilário!
Para descontrair um pouco, resolvi incluir esse vídeo que como a vida (muitas vezes!) é ambígua, assistam até o final, é hilário!
Deveria passar esse meme adiante, mas farei diferente, convidarei agora cada leitor (a) a refletirem sobre as perguntas, e aplicá-las caso queiram a sua vida, e fazerem um grande balanço.
Tentem é muito bom!
11 comentários:
Opa! gostei de receber a sua visita. Amigo, o cara da ceroula feminina (não sei o nome certo da peça)é meu amigo. O Secretário vc sabe quem é ou não ( sendo de Araçatuba.sp, claro). Aqueles memes, gostei muito...vou tentar comentar um por um.Depois, se vc permitir, coloco aqui nos comentários. Bom início de semana...não só, claro.
Burrice a minha. Vc é de AraçatubA. Perdão.
Comentário sobre os meme:
l-A vida é mesmo uma sala de aula onde todos estão aptos a aprender, se quiserem realmente.
2-Morte - concordo.
3-Nem eu.
5-è um grão de areia mas insignificante, nãoé.Gosto do F.Pessoa mas eu sou alguém que se respeita e respeita o seu semelhante.
6-Não faz sentido nos esconder e tampouco nos diminuir dizendo não sermos nada.
7-Nem eu.Não tenho angústia existencial. Encontro equílibrio entre o que quero e o que tenho.
8-Um dia descobriram o fogo, depois a roda, depois a penicilina, depois um cérebro levou-nos à lua...somos limitados mesmo?
9-Divide sim.São muitos os exemplos: Tereza, de Calcutá, irmã Dulce, da Bahia, Olegário Ferraz, João gomes guimarães e outros aqui mesmo de Ara~çatuba...e muito mais.
10-Se nascemos de um gene e trazemos toda uma herânça dele, acho que ele seja mais importante que o meio...age mais sobre o meio do que sofre a ação deste. Foi o homem quem agiu na catástrofe do Rio.
11-Também não sei. Tudo vem de uma teoria Deísta...mas pode ser a nossa mente.
12-A humanidade fez fatos gloriósos e miseráveis e vai continuar assim.Teremos motivos, sempre, para oergulho e vergonha.Veio até aqui assim e vai continuar.
Sinta-se a vontade! Obrigado pela visita!
Aqui estou prestigiando seu Meme, amigo Paulo, Cidadão Araçatuba. Quero agradecer a menção de meu nome e gentis palavras na sua postagem e esteja certo de que a recíproca é verdadeira.
O que mais gostei nesse tipo de proposta é que se pode ser diferente, respondendo as mesmas perguntas - cada qual deixando sua marca...
Você tem razão quando comenta que seriam necessárias várias páginas para se alongar nas respostas e o debate seria bem dinâmico, tendo em vista a opinião pessoal de temas tão controversos...
Penso bastante parecido, somente no que diz respeito à morte acredito que existe um outro plano, porque somente vivenciar as experiências terrenas não responderiam às minhas dúvidas do por quê presenciamos o mal... Deve haver alguma explicação...
O vídeo é, de fato, muito engraçado!
Obrigada pela participação, meu bom amigo.
Meu forte abraço,
Yolanda
Yolanda obrigado pela sua visita!
Sempre bom "te ouvir".
È...São temas controversos, mas o que une o ser-humano muitas vezes são as diferenças não é?
Abraço!
Amei sua visita,gostei muito mais de conhecer seu blog
Beijão
Oi Liz!
Eu é que fico feliz com a sua visita, principalmente sabendo que trabalho igual você realiza aí na nossa querida Bahia, terra de gente boa, terra de minha finada "mainha"!
Obrigado, e sinta-se em casa!
Oi....
Agradeço a visita e tb a acolhida!
Deixo meu melhor abraço!
Zil
Zil será sempre um prazer recebê-la!
Abraços!
Olá:
Fiquei frustrada, não consegui ver o vídeo porque está travado. rsrs
Interessantes algumas de suas respostas. Você é bem pragmático, não? Agora, já tinha notado e nelas confirmei que é pessoa muito do bem e muito centrado. Parabéns, é uma satisfação tê-lo como meu leitor.
abraços
Postar um comentário
Comente, discuta, reflita, sua opinião é muito importante!.