Print Friendly and PDF

Inscreva-se !

Coloque seu e-mail aqui!:

Entregue por:FeedBurner/Cidadão Araçatuba

30 de jan. de 2011

"O encanto da vida depende das boas amizades que cultivamos."

Malba Tahan

Minha amiga Yolanda Hollaender por quem tenho o maior apreço, escolheu-me para responder esse “Meme”, fiquei honrado com a sua escolha copiei as perguntas, dei uma lida e vi que desta vez o Cidadão daria lugar ao Paulo. E esse caros leitores, deveria abrir a sua mente e expor-se procurando delinear um pouco da sua personalidade, da sua vida, dos seus pensamentos, e dos seus 44 anos de aprendizado contínuo. 

Feito isso, resolvi criar esse post com as respostas que intrigam a todo nós seres humanos. 

Longe de mim querer criar unianimidades, uma vez que os temas/perguntas dariam infinitas páginas e posts, pois nada mais são do que dúvidas comuns a todas as pessoas e dessa forma convivem conosco desde o nosso nascer, até um pouco antes do fim da nossa jornada nessa terra.

Com a ajuda da Wikipédia, Yolanda definiu a palavra Meme,como sendo:

"Os memes podem ser idéias ou partes de idéias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autônoma. Quando usado num contexto coloquial e não especializado, o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra".

Orientou-me ainda que as respostas devem ser sinceras, objetivas e devem refletir o agir e o pensar da pessoa sobre o tema, dessa forma, tentarei abrir as portas do meu "eu" respondendo-as agora.

1-Vida:
Uma grande sala de aula. Quem não está apto a apreender, dificilmente terá uma caminhada tranquila serena. E ainda assim, aprendendo sempre, ainda estamos sujeitos a altos e baixos, mas desistir jamais, aprender sempre!

2-Morte: 
Estação final, para o corpo e a mente.

3-Vida após a morte: 
Não acredito. 

4-Reencarnação: 
Não acredito.

5-A nossa insignificância diante do universo infinito: 
O Homem não passa de um grão de areia frente ao oceano.

"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

6-Ser ou não ser: 
Ser! Somos emocionais e racionais, não faz sentido nos escondermos. A vida já não é fácil e brincar de "ser" com ela a torna muito difícil!

7-A angústia existencial diante da transitoriedade de tudo:
Não me angustio com o amanhã, penso muito num versículo da bíblia (Matheus Cap.6 Versículo 34)

8-O cérebro humano está capacitado a responder a todos os enigmas da existência: Não está! Muitos segredos não cabem a nós desvendá-los, somos por natureza limitados, sendo assim, ficaremos sempre um passo a trás, mesmo com toda essa modernidade e avanços.

9-Um sistema econômico voltado para as necessidades sociais e não dominado pela cupidez humana: 
Tenho sérias dúvidas sobre a capacidade humana em dividir, ajudar, principalmente  enquando grupo, por isso não acredito em sistemas. Já as pessoas individualmente, essas sim, são mais fáceis de individualmente ajudar ao outro.

10-O que é mais importante, a genética ou o meio?
A Pessoa é o mais importante!

11-Existe um ser superior que dirige as nossas vidas? 
Não sei, estou em fase de "teste". Talvez, nossa consciência?

12-Para onde caminha a humanidade?  
A humanidade eu não sei, pois nossa vida é limitada e procuramos (enquanto pais/educadores) formar pessoas capazes de progredir, ensinar, amar, multiplicar ações que reflitam positivamente no todo. Mas o limite dessas ações não poderão ser por nós controladas, é cíclico e por isso, indeterminado.

Para descontrair um pouco, resolvi incluir esse vídeo que como a vida (muitas vezes!) é ambígua, assistam até o final, é hilário!



Deveria passar esse meme adiante, mas farei diferente, convidarei agora cada leitor (a) a refletirem sobre as perguntas, e aplicá-las caso queiram a sua vida, e fazerem um grande balanço.

Tentem é muito bom!


11 comentários:

jhamiltonbrito.blogspot.com disse...

Opa! gostei de receber a sua visita. Amigo, o cara da ceroula feminina (não sei o nome certo da peça)é meu amigo. O Secretário vc sabe quem é ou não ( sendo de Araçatuba.sp, claro). Aqueles memes, gostei muito...vou tentar comentar um por um.Depois, se vc permitir, coloco aqui nos comentários. Bom início de semana...não só, claro.

jhamiltonbrito.blogspot.com disse...

Burrice a minha. Vc é de AraçatubA. Perdão.

jhamiltonbrito.blogspot.com disse...

Comentário sobre os meme:
l-A vida é mesmo uma sala de aula onde todos estão aptos a aprender, se quiserem realmente.
2-Morte - concordo.
3-Nem eu.
5-è um grão de areia mas insignificante, nãoé.Gosto do F.Pessoa mas eu sou alguém que se respeita e respeita o seu semelhante.
6-Não faz sentido nos esconder e tampouco nos diminuir dizendo não sermos nada.
7-Nem eu.Não tenho angústia existencial. Encontro equílibrio entre o que quero e o que tenho.
8-Um dia descobriram o fogo, depois a roda, depois a penicilina, depois um cérebro levou-nos à lua...somos limitados mesmo?
9-Divide sim.São muitos os exemplos: Tereza, de Calcutá, irmã Dulce, da Bahia, Olegário Ferraz, João gomes guimarães e outros aqui mesmo de Ara~çatuba...e muito mais.
10-Se nascemos de um gene e trazemos toda uma herânça dele, acho que ele seja mais importante que o meio...age mais sobre o meio do que sofre a ação deste. Foi o homem quem agiu na catástrofe do Rio.
11-Também não sei. Tudo vem de uma teoria Deísta...mas pode ser a nossa mente.
12-A humanidade fez fatos gloriósos e miseráveis e vai continuar assim.Teremos motivos, sempre, para oergulho e vergonha.Veio até aqui assim e vai continuar.

Cidadão Araçatuba disse...

Sinta-se a vontade! Obrigado pela visita!

Yolanda Hollaender disse...

Aqui estou prestigiando seu Meme, amigo Paulo, Cidadão Araçatuba. Quero agradecer a menção de meu nome e gentis palavras na sua postagem e esteja certo de que a recíproca é verdadeira.
O que mais gostei nesse tipo de proposta é que se pode ser diferente, respondendo as mesmas perguntas - cada qual deixando sua marca...
Você tem razão quando comenta que seriam necessárias várias páginas para se alongar nas respostas e o debate seria bem dinâmico, tendo em vista a opinião pessoal de temas tão controversos...
Penso bastante parecido, somente no que diz respeito à morte acredito que existe um outro plano, porque somente vivenciar as experiências terrenas não responderiam às minhas dúvidas do por quê presenciamos o mal... Deve haver alguma explicação...
O vídeo é, de fato, muito engraçado!
Obrigada pela participação, meu bom amigo.
Meu forte abraço,
Yolanda

Cidadão Araçatuba disse...

Yolanda obrigado pela sua visita!
Sempre bom "te ouvir".
È...São temas controversos, mas o que une o ser-humano muitas vezes são as diferenças não é?
Abraço!

Na Terra e no Vaso disse...

Amei sua visita,gostei muito mais de conhecer seu blog
Beijão

Cidadão disse...

Oi Liz!
Eu é que fico feliz com a sua visita, principalmente sabendo que trabalho igual você realiza aí na nossa querida Bahia, terra de gente boa, terra de minha finada "mainha"!
Obrigado, e sinta-se em casa!

Anônimo disse...

Oi....

Agradeço a visita e tb a acolhida!


Deixo meu melhor abraço!


Zil

CIdadão disse...

Zil será sempre um prazer recebê-la!
Abraços!

Atena disse...

Olá:
Fiquei frustrada, não consegui ver o vídeo porque está travado. rsrs
Interessantes algumas de suas respostas. Você é bem pragmático, não? Agora, já tinha notado e nelas confirmei que é pessoa muito do bem e muito centrado. Parabéns, é uma satisfação tê-lo como meu leitor.
abraços

Postar um comentário

Comente, discuta, reflita, sua opinião é muito importante!.

Blogueiros unidos participam e divulgam!

Blogueiros do Brasil
Cia dos Blogueiros

Clique, conheça nossa história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores diHITT

Seguidores

Leve o Cidadão com você!


Total de visualizações desta página.

Plágio é crime! Quer copiar? Não custa nada pedir, obrigado!

IBSN: Internet Blog Serial Number 21-08-1966-11