Inscreva-se !

Coloque seu e-mail aqui!:

Entregue por:FeedBurner/Cidadão Araçatuba

28 de out de 2012

As urnas não mentem.

Imagem retirada da internet, link aqui.

Ainda estou de ressaca pelo resultado eleitoral na minha cidade. Um dilema se instalou na minha cabeça logo após o resultado do pleito eleitoral fiquei assim sem entender muito bem o que aconteceu. 

Os que venceram (como sempre quando se vence) acham o resultado justo. Limito-me a observar o resultado enquanto cidadão. Politicamente pouco ou quase nada poderia fazer. O importante é que a minha parte eu fiz. Votei e votei consciente! 

A democracia quando é plena não há o que discutir.  O que me consola é que obtive algum êxito na escolha do “meu” vereador dou-me portanto, “meio satisfeito”.

Os partidos evoluem cada vez mais no quesito marketing. Alguns produzem material com características hollywoodianas. Foi assim em Araçatuba em algumas campanhas. Quem tem em mão$ essa po$$ibilidade consegue além de manipular a "ma$$a" vencer facilmente os adver$ário$. Vale aqui a máxima: “Quem conta um conto aumenta um ponto”  e esse rendeu ao primeiro colocado 8.000 votos a mais.

Político em horário eleitoral é um ator. Ele não faz política faz uma atuação dramática e o resultado é que a cidade fica linda na propaganda. É claro que ainda existem partidos que não possuindo um caixa gordo fazem aquelas propagandas "chinfrim". Mas esse cenário vai mudar e em breve todos os partidos caminharão para a profissionalização na política (em termos de propaganda pelo menos).

A população perde, afinal eleger atores não dá nenhuma certeza de que a cidade será administrada com a competência pois como sabemos, são coisas distintas. 


Analisando a situação de  forma democrática e madura: a coligação vencedora contou com nada mais, nada menos que 17 partidos aliadosHaja cargos.

A democracia é assim, a maioria vence, não necessariamente a melhor proposta, pois se o “povo”  realmente se interessasse por política apenas alguns minutos de reflexão seriam necessários para perceber que as benfeitorias executadas a toque de caixa na cidade não são obra apenas do governo local. Muitas delas são parcerias. Algumas com o governo estadual e outras com o  governo federal. Por isso “endeusar” essa ou aquela administração não faz sentido.

Se existe recurso financeiro e gente competente para administrá-lo, as coisas tem OBRIGATORIAMENTE que acontecer. 

A Minha preocupação enquanto munícipe reside no fato da governabilidade. Como se darão as substituições? Elas acontecerão? Serão pessoas qualificadas para a pasta que assumirão? 

Essa última pergunta é a mais difícil de responder. Infelizmente por experiências anteriores todos sabemos como as escolhas são feitas. Alguns dos escolhidos sem ter nenhuma intimidade com a pasta que assumem, conseguem mais atrapalhar do que trabalhar. Vamos literalmente pagar para ver...

Depois de tudo feito e acabado, espero sinceramente que as obras já iniciadas continuem e transformem minha cidade . Ela merece! Que as mudanças sejam feitas mas que levem em conta a competência e não a bandeira política do escolhido. 

Espero que o município continue a atrair novos empregos e que eles gerem melhor qualidade de vida à população. Que ela se sinta acolhida e que a gestão seja voltada ao povo e para o povo e que tudo isso possa melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos. 

Espero ainda que tudo isso aconteça e que daqui a quatro anos mude a imagem que tenho, admitindo que a maioria desta vez posicionou-se do lado certo. O lado da minha cidade, da minha Araçatuba.

2 comentários:

HAMILTON BRITO... disse...

Quer dizer que as urnas nao mentem?
Pois olha amigo, nao sei quem mente mais; se as urnas ou a mulher do profeta oséias.
Do que adianta você , eu e o amigo ali da esquina votarmos com consiência?
O mensação comeu solto em toda a mídia e o PT ganhou tudo.
Quer saber...fui.

Cidadão Araçatuba disse...

Rs.. Grande Zé tudo beleza?
Quanto tempo heim camarada!
Sei que você é uma pessoa inteligentíssima e plugada em tudo o que acontece. Fiz apenas uma grande brincadeira entre o título do post e o que está escrito na tela da urna que coloquei para ilustrar essa postagem. Chegou a ler!?
No mais, acho que a identidade política do "povo" ainda leva um tempo para se formar, espero viver o bastante para ver essa mudança.
Abração camarada.

Postar um comentário

Comente, discuta, reflita, sua opinião é muito importante!.

Blogueiros unidos participam e divulgam!

Blogueiros do Brasil
Cia dos Blogueiros

Clique, conheça nossa história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores diHITT

Seguidores

Leve o Cidadão com você!


Total de visualizações desta página.

Plágio é crime! Quer copiar? Não custa nada pedir, obrigado!

IBSN: Internet Blog Serial Number 21-08-1966-11