Print Friendly and PDF

Inscreva-se !

Coloque seu e-mail aqui!:

Entregue por:FeedBurner/Cidadão Araçatuba

30 de out. de 2011

A noiva quer casar.

O Jogo já começou!

Alguns amigos meus leitores deste blog, tem me mandado e-mail´s perguntando porque mudei a linha ”editorial” do mesmo. Nesses e-mail´s explico-lhes que o Cidadão não mudou sua linha, apenas deu um tempo para que as coisas na cidade se acertassem.

Falar das coisas que estão sendo feitas, ou deixando de ser feitas é fácil, mas não apontar soluções, e não acompanhar aquelas que estão prontas é um pouco radical, e sabemos que a política é uma “coisa”  (e coisa é a palavra certa, acreditem!) autônoma.

Observo sensíveis mudanças no panorama geral da cidade, mesmo atabalhoadamente algumas coisas começaram a acontecer, cito como exemplo, a avenida Pompeu de Toledo, que depois da reforma nas paredes de contenção do córrego machadinho recebeu novo calçamento, novo gradio, iluminação, faltando ainda, alguns retoques finais na jardinagem, que vem deixando-a muito mais bonita; algumas praças passaram por manutenção, a cidade como um todo está um pouco mais limpa.

Algumas ruas receberam novo recape, e em outros casos, tiveram o asfalto totalmente refeito, as que já estão prontas, receberam nova sinalização vertical (de solo) e todas, placas de sinalização horizontal, são pequenas coisas, mas que demonstram zelo, respeito pela cidade.

A prefeitura resolveu investir na frota, comprou cinco novos caminhões para a SOSP,  é pouco, mas há 20 anos não se investia em nada!


Li Recentemente que o edital de licitação para a compra de uma vibroacabadora já foi publicado, (vibroacabadora é um equipamento que acoplado a um caminhão, facilita a distribuição do asfalto em camadas quando do recape das vias) esse equipamento, ajudará em muito no desenvolvimento do trabalho de recape.

Novos postos de trabalho serão abertos com a implantação do novo porto fluvial no rio tietê, uma outra empresa, esta última uma multi-nacional que trabalha com embalagens já se instalou, gerando mais alguns empregos isso é bom, pois além de gerar novos empregos, dá visualização para a nossa cidade, trazendo novos investimentos.

Nem tudo está perfeito, existem outros problemas? Sim, com certeza muitos outros...


Falando em ruas, recapes, vale lembrar que é muito difícil encontrar ruas em determinados bairros na cidade, pois  faltam placas de identificação com o nome das ruas, esse é um problema antigo, que ainda não foi resolvido, se bem que esse é um problema que já detectei na maioria das cidades brasileiras por onde passei.


A lagoa das flores é um deles, nada foi feito até agora, e com certeza os moradores daquela àrea sofrerão de novo no período de chuvas que se aproxima, pois a lagoa transborda com o grande volume de água que recebe no período chuvoso, ocasionando o alagamento das ruas, e em muitos casos das casas dos moradores.


O antigo e abandonado country club continua lá, sendo usado por todo tipo de pessoa, com atividades no mínimo suspeitas, além disso, transformaram o local num grande depósito de lixo a céu aberto; a avenida João Arruda Brasil no trecho que desmoronou (perto de um grande supermercado) continua sem solução; o córrego machadinho assoreado e fora do leito continua morrendo aos poucos; os eco-pontos que deveriam estar instalados, ainda não o foram; a área de preservação permanente próximo a pista de moto-cross (entre o conjunto Claudionor cinti e o José Saran) continua recebendo todo o tipo de lixo sem fiscalização efetiva, agora, porém, não jogam o lixo dentro da área, jogam em frente!

Falta fazer o reparo da canalização que recebe a água pluvial da Rod. Eliezer Montenegro Magalhães na extensão do conj. Pedro Perri sentido Claudionor Cinti. cujo volume de água captado é muitas vezes superior a vazão da canalização que existe sob a rua Honório de Oliveira Camargo Júnior, resultado; transbordamento impedindo a passagem pela mesma.


A Área circulada, é o ponto em que a tubulação coleta a água da rodovia, para que ela passe sob a rua.

Mas essa “lerdeza”, infelizmente é própria das administrações públicas, a máquina de tão “engessada”, que é, torna qualquer benefício à cidade, muito demorado, muitas vezes a ideia, o projeto se perde na  burocracia, uma verdadeira torre de babel de papéis, ofícios, reuniões, estudos, levantamentos, e politicagem...

Não que devamos achar isso normal, nada disso, mas enquanto não mudar a nossa mentalidade sobre política, fica difícil cobrar de forma mais efetiva daqueles que foram eleitos para fazê-la, precisamos entender que somos diretamente responsáveis pelas escolhas, e acompanhando e cobrando, tornará a máquina administrativa afinada com os interesses da coletividade.

Existem outros pontos que devemos levar em consideração e ficar atentos, por exemplo; o troca-troca de partidos dos senhores vereadores, nosso Departamento de água e esgoto que está indo esgoto abaixo 


Agora é hora de fazermos levantamentos, afinal os vereadores que lá estão já demonstraram a que vieram, a propósito, está acompanhando o que faz o seu?

A Câmara, assim como a Prefeitura se preparam para 2012, afinal os noivos pretendem chegar ao altar, e a noiva, afoita, quer casar, no caso em questão, não importa bem quem será o noivo, desde que a “união” seja consumada. Qual será o nosso papel?

9 comentários:

Unknown disse...

Aqui em Itaúna (MG, passamos por uma situação de total improbidade administrativa, escândalos e corrupção; a praça principal da Igreja Matriz foi destruída pela atual admnistração numa "obra" que se arrasta há mais de um ano e o MP não "consegue" uma ação efetiva. Políticagem e uso indevido do nosso sagrado e suado dinheiro. Como cidadã e funcionária pública municipal fico indignada e reafirmo sempre: o voto consciente é nossa única arma contra esse banditismo todo. O pagamento do funcionalismo municipal encontra-se vergonhosamente atrasado desde que o PT assumiu o "comando" aqui! E eu vou para as minhas escolas e boto a boca no mundo, dou as melhores aulas que eu posso, pois ainda não desisti de crer no poder transformador da educação, da conscientização. E assim a gnt vai tentando fazer alguma coisa de boa nesse mundo, meu amigo. Sou grande admiradora de Araçatuba, da cultura daí e dos poetas também! kkkk Tenho a ligeira impressão de que ainda conhecerei essa terra bonita e essa vida cultural interessante. kkkkk Há coisas e situações nessa vida que acontecem e nos surpreendem, como um presente. Assim é Araçatuba em mim. Um abração pra vc e continue sempre com essa clareza e compromisso com sua terra. Abração pra sua esposa, educadora como eu. Apareça lá no blog, tem texto novinho lá.

HAMILTON BRITO... disse...

Nao importa a linha editorial que vc adote, passarei sempre por aqui. Administração pública cem por cento nao existe mesmo.antonce é ver o que está ai? E nao adianta muito cobrar.Semana passada a Folha publicou um questionamento meu sobre a concessão do Daea Tiveram a gentileza de responder mas a mim nao convenceram. A minha amiga virtual de Itaúna é mesmo uma mulher feliz.Num texto curto, dois kkkkkkkkk

Cidadão Araçatuba disse...

Olá Maria Tereza que bom tê-la aqui!
Itaúna está bem representada, não tenho dúvidas! Quem dera achar algumas mineiras "porretas", bem informadas e politizadas por essas bandas. Rs... Tomara que logo entre em contato com o nosso solo, terra boa, gente compromissada e trabalhadora, mas a política... È "inguar" a de todo o Brasil! O abraço será dado caso venha para essas bandas avise-me!
Abração!

Cidadão Araçatuba disse...

Rs. Hamilton A Maria Tereza é feliz, basta acompanhar seus textos, acho um "barato" a narrativa dela! Já Leu? Passe por lá!
É você tem razão quando diz que política 100% não existe, mas camarada se eles trabalharem só um mais pouquinho... Quem sabe né!?
Abração!

Atena disse...

Oi, Paulo:
Fico contente de você já ter constatado melhorias na sua querida cidade. O que falta ainda fazer, já explicou bem o motivo do atraso: o engessamento da nossa máquina pública. Isto é nacional, infelizmente.
Aqui na minha cidade, o que anda faltando é maior presença da polícia urbana, pois num período de três meses já fui furtada na rua duas vezes. Hoje foi a segunda. Arre!!!!!
Tô muito brava, vou parando por aqui.
abração, amigo

Cidadão Araçatuba disse...

Ô mas que falta de sorte Atena! Logo no sul com a fama de desenvolvidos e descendentes de europeus?
Torço para que as autoridades de "toquem" e melhorem a segurança urbana!
Obrigado pela visita, abração também!

Anônimo disse...

Olá, Paulo! Tomara que este comentário chegue aí. Tenho tentado, mas sem sucesso até então.
Como a máquina apresentou sérios problemas, precisamos mandá-la para o hospítal, em outros blosg que eu não conseguir postar comentários estou conseguindo como anônima. Tomara que aqui eu tb. tenhs sucesso, seja lá de qual forma seja.

Gostei do seu texto, mas eu quero fazer uma observação que há muito que espeta. O caso da Lagoa das Flores.

Estou em Araçatuba há 4 anos, e há pelo menos 4 anos ouço e leio sobre esse problema da Lagoa das Flores.

Leio( porque não estou próxima àquele bairro, nem conheço ninguém que more por lá), tantas reclamações sobre a despreocupação da administração com aquele local que eu sou obrigada a dizer que a solidariedade do ser humano chega a ser falsa. Acontece uma enchente lá nos cafundó, grupos da cidade de reunem para mandar apoio, um desabamento no fim do mundo e se juntam para mandar ajuda, um tsuname no Japão, que foi de arrasar qualquer coração, fazem de tudo para mandarem as suas contribuições. Isso é muito bom, mas é menos ruim ver o sofrimento lá adiante, se aqui, tão perto de nós, não vemos movimentos de grupos voluntários para arregaçarem a manga juntos com a administração e solucionarem aquele problemão que é a Lagoa das Flores? Ou será que esse movimento existe e eu estou enganada? Por favor, se eu estiver dizendo besteiras, venham aqui e me corrijam, porque eu quero aprender muito e não me importo que digam que eu erro, o importante é que digam.Assim, serei menos uma a dizer asneiras.
Talvez se a administração tivesse um apoio, não se encarregasse totalmente 100 % para salvar a dignidade daqueles cidadãos, as coisas se resolveriam mais.

Sabe o que é: O meu próximo é aquele que está distante de mim, de preferência do outro lado do mundo. Os que estão bem perto, não é problema meu. não é mesmo?

Rita Lavoyer

Se eu conseguir postar este vou ficar muito contente.

Ah! Voltando ao texto;

A noiva quer casar? Tá igual a tartaruga com relógio nas costas. Sabe o que significa isso?





Vai

Cidadão Araçatuba disse...

Oi Rita sempre muito bom ter você aqui!
Eu moro a pouco tempo em Araçatuba, cerca de 45 anos, portanto, nascido e criado aqui!

A Lagoa das Flores existe há muito tempo, e desde que eu me entendo por gente, aquilo é como é, ou seja, todo ano tem o mesmo problema. Tem um pessoal lá, que se mobiliza, se ajuda e são ajudados por outros, tive a grata satisfação de conhecer o líder comunitário, Sr. Argemiro conheci-o primeiro no Facebook, veja só!) tem mobilizado o pessoal.
No Youtube tem vídeo das "enchentes", e no jornal várias matérias sobre a tal lagoa, alguns vereadores, inclusive desta legislatura já apareceram lá para "dar" sua solidariedade, mas solução mesmo...
Na verdade Rita, a solução é cara, demorada e nem sei se ambientalmente é possível, mas o que não dá, e ver as pessoas perdendo seus bens ano após ano e tudo continuar igual.
Seria injusto se dissesse que nada foi feito, pois foi, mas nada definitivo, diria até eu foi um paliativo, mas não sei se na ÉPOCA DAS CHUVAS resolverá o problema!
Além do mais,Rita a solidariedade tem validade... E lá além da solidariedade tem o problema estrutural.

Para mim, a minha cidade é o mais importante, independente da administração, o que é a cidade senão os Cidadãos que nela vivem?

Que ela vai casar vai, só que assim como ela, também não consigo ver as horas, rs...
Grande Abraço!

Anônimo disse...

Oi, Paulo! Valeu aí pela resposta inteligente e fundamentada em argumentos. Quanto às horas...
Tem hora que dá vontade de arrancar os ponteiros! Dê um grande abraço na sua esposa por mim. Nada de minhocas na vida,pior se for de tartaruga.

Rita Lavoyer

Postar um comentário

Comente, discuta, reflita, sua opinião é muito importante!.

Blogueiros unidos participam e divulgam!

Blogueiros do Brasil
Cia dos Blogueiros

Clique, conheça nossa história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores diHITT

Seguidores

Leve o Cidadão com você!


Total de visualizações desta página.

Plágio é crime! Quer copiar? Não custa nada pedir, obrigado!

IBSN: Internet Blog Serial Number 21-08-1966-11