"O encanto da vida depende das boas amizades que cultivamos."
Malba Tahan
Minha amiga Yolanda Hollaender por quem tenho o maior apreço, escolheu-me para responder esse “Meme”, fiquei honrado com a sua escolha copiei as perguntas, dei uma lida e vi que desta vez o Cidadão daria lugar ao Paulo. E esse caros leitores, deveria abrir a sua mente e expor-se procurando delinear um pouco da sua personalidade, da sua vida, dos seus pensamentos, e dos seus 44 anos de aprendizado contínuo. 
Feito isso, resolvi criar esse post com as respostas que intrigam a todo nós seres humanos. 
Longe de mim querer criar unianimidades, uma vez que os temas/perguntas dariam infinitas páginas e posts, pois nada mais são do que dúvidas comuns a todas as pessoas e dessa forma convivem conosco desde o nosso nascer, até um pouco antes do fim da nossa jornada nessa terra.
Com a ajuda da Wikipédia, Yolanda definiu a palavra Meme,como sendo:
"Os memes podem ser idéias ou partes de idéias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autônoma. Quando usado num contexto coloquial e não especializado, o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra".
Orientou-me ainda que as respostas devem ser sinceras, objetivas e devem refletir o agir e o pensar da pessoa sobre o tema, dessa forma, tentarei abrir as portas do meu "eu" respondendo-as agora.
1-Vida: 
Uma grande sala de aula. Quem não está apto a apreender, dificilmente terá uma caminhada tranquila serena. E ainda assim, aprendendo sempre, ainda estamos sujeitos a altos e baixos, mas desistir jamais, aprender sempre!
2-Morte:  
Estação final, para o corpo e a mente.
3-Vida após a morte:  
Não acredito.  
4-Reencarnação:  
Não acredito. 
5-A nossa insignificância diante do universo infinito:  
O Homem não passa de um grão de areia frente ao oceano.
"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."
6-Ser ou não ser:  
Ser! Somos emocionais e racionais, não faz sentido nos escondermos. A vida já não é fácil e brincar de "ser" com ela a torna muito difícil! 
7-A angústia existencial diante da transitoriedade de tudo: 
Não me angustio com o amanhã, penso muito num versículo da bíblia (Matheus Cap.6 Versículo 34)
8-O cérebro humano está capacitado a responder a todos os enigmas da existência: Não está! Muitos segredos não cabem a nós desvendá-los, somos por natureza limitados, sendo assim, ficaremos sempre um passo a trás, mesmo com toda essa modernidade e avanços. 
9-Um sistema econômico voltado para as necessidades sociais e não dominado pela cupidez humana:  
Tenho sérias dúvidas sobre a capacidade humana em dividir, ajudar, principalmente  enquando grupo, por isso não acredito em sistemas. Já as pessoas individualmente, essas sim, são mais fáceis de individualmente ajudar ao outro.
10-O que é mais importante, a genética ou o meio? 
A Pessoa é o mais importante!
11-Existe um ser superior que dirige as nossas vidas? 
Não sei, estou em fase de "teste". Talvez, nossa consciência?
Não sei, estou em fase de "teste". Talvez, nossa consciência?
12-Para onde caminha a humanidade?  
A humanidade eu não sei, pois nossa vida é limitada e procuramos (enquanto pais/educadores) formar pessoas capazes de progredir, ensinar, amar, multiplicar ações que reflitam positivamente no todo. Mas o limite dessas ações não poderão ser por nós controladas, é cíclico e por isso, indeterminado.
Para descontrair um pouco, resolvi incluir esse vídeo que como a vida (muitas vezes!) é ambígua, assistam até o final, é hilário!
Para descontrair um pouco, resolvi incluir esse vídeo que como a vida (muitas vezes!) é ambígua, assistam até o final, é hilário!
Deveria passar esse meme adiante, mas farei diferente, convidarei agora cada leitor (a) a refletirem sobre as perguntas, e aplicá-las caso queiram a sua vida, e fazerem um grande balanço.
Tentem é muito bom!









