Dengue 2010
Mais uma vez nossa cidade vive uma epidemia de dengue, mais uma vez a culpa é nossa!
Fica radical colocar a situação dessa maneira, mas se não for assim, como é?
Veja; esquecemos das lições básicas, basta uma rápida caminhada pelo município e encontramos pneus ao relento, diversos objetos que acumulam água e isso só tem a piorar a situação, a Folha da Região em 15/03/2010, contabillizava 3.900 casos, é claro de lá para cá, esses casos aumentaram, mas tudo isso em parte é em virtude do nosso descaso, pois achamos que a dengue só "pega" no vizinho. Ledo engano, devemos sempre estar atentos ao nosso quintal, ao terreno baldio nas imediações da nossa casa, pois esse possível criador afeta diretamente a condição sanitária do bairro inteiro. Em abril, segundo a Agência Estado-08/04/2010, em nosso estado, 20 pessoas teriam morrido em decorrência da dengue em números oficiais e em decorrência direta da doença, mas se imaginarmos complicações onde não se possa relacionar diretamente a causa mortis com a dengue esse número deve aumentar.
Começei o post dizendo em descaso, por curiosidade, resolvi dar uma "olhada" no bairro onde moro, e curiosamente (e tristemente) pude fazer algumas constatações que corroboram minha tese inicial, vejam as fotos:
Foto 1
Foto 2
Foto 3
A questão é a seguinte, até quando vamos permitir que essa falta de cuidado possa influenciar em nossas vidas diretamente? Até quando vamos permitir que nossos entes queridos e os entes queridos de outras pessoas sofram com essa doença que está relacionada ao descuido, a sujeira e á falta de cidadania, pois o lixo atirado do seu veículo poderá tornar-se um criador em potencial.
Fonte:http://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/04/dengue.html-09/04/2010 12:52hs.
A Prefeitura Municipal de Araçatuba, lançou nesse mês, um interessante concurso cultural, que envolverá várias séries do ensino fundamental do município numa disputa cujo tema será a dengue, abaixo, a síntese de como será o concurso:
A coisa é séria, e se não levarmos em conta isso, muitos de nós sofrerão, essa doença representa um grande atraso para o município isso sem contar nos custos, vale mais uma vez repetir os cuidados que devemos ter e a obrigação de implantá-los em nossa casa para nào acabarmos criando mais um foco da doença, abaixo um quadro com esses cuidados:
Como construir uma Armadilha caseira contra Aedes aegypit , a Mosquitérica.
Fonte:http://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/04/dengue.html-09/04/2010 12:52hs.
A Prefeitura Municipal de Araçatuba, lançou nesse mês, um interessante concurso cultural, que envolverá várias séries do ensino fundamental do município numa disputa cujo tema será a dengue, abaixo, a síntese de como será o concurso:
"Os alunos terão que produzir materiais com o tema central combate à dengue. As crianças da 1ª e 2 séries produzirão desenhos; as de 3ª e 4ª, histórias em quadrinhos; os alunos de 5ª e 6ª séries, poesias e os de 7ª e 8ª, artigos de opinião. Já os estudantes do ensino médio terão como tarefa a produção de rap e grafite. Todas as produções serão previamente orientadas por professores e direção das unidades e por profissionais das secretarias de Saúde e Higiene Pública e de Cultura. Para a escolha dos vencedores, haverá uma primeira fase para a escolha dos melhores trabalhos de cada unidade escolar, que deve acontecer no dia 23 de abril. A segunda e última fase será realizada na praça João Pessoa, com a premiação dos melhores trabalhos por categoria, no dia 1º de maio. Eles receberão computadores como prêmio.
O caminho é esse, conscientizar os pequenos e na tabela os adultos que teriam que estar fazendo esse trabalho, muito embora, cabe a nós municípes e cidadãos zelar pelo município e por conseguinte pelas crianças e velhos nessa linha de raciocínio, mas para alguns cuidadania é reclamar, criticar e não participar de ações que promovam e ajudem a comunidade.
1 comentários:
Araçatuba nunca foi tão mal administrada, o "governo" do PT está perdido, tire mais fotos mesmo e mostre o quanto estamos largados!
Postar um comentário
Comente, discuta, reflita, sua opinião é muito importante!.