Print Friendly and PDF

Inscreva-se !

Coloque seu e-mail aqui!:

Entregue por:FeedBurner/Cidadão Araçatuba

6 de mai. de 2012

O Planeta no sufoco.


Imagem retirada da internet, link na mesma.
O plástico em suas inúmeras formas está inserido no nosso dia a dia de diversas formas. 


Seja em utensílios de cozinha, para armazenamento de produtos alimentícios,  ou ainda como  base para recipientes de produtos de higiene e limpeza entre outros fins é claro.


Sua praticidade aliada ao seu baixo custo de fabricação tornou-o um grande problema mundial quando falamos no descarte desses produtos na natureza.

A atitude em diminuir o lixo descartado sobre o planeta é louvável e necessária. Diria até que a máxima “Antes tarde do que nunca” permeia algumas atitudes de órgãos governamentais e da sociedade em geral.

A mídia divulga, os supermercados travestem-se de benfeittores a o dia “D” chega. Desde 04 de Abril as famigeradas sacolinhas deixaram de ser fornecidas aos consumidores.

A nossa opção enquanto consumidores é: comprar as sacolas recicláveis e ecologicamente corretas,ou utilizar-se de caixas de papelão disponíveis nos corredores dos supermercados.

Voltarei já...

Há algum tempo atrás a mídia nacional veiculou uma notícia onde, segundo pesquisas, o gado bovino contribuiria sobremaneira na emissão de Co2 , muito mais do que muitas chaminés juntas e que por isso seria mais uma forma de aquecer o clima do nosso já tão deteriorado planeta. 

Para variar, essa tese veio da Europa, mais precisamente da Inglaterra. A explicação dos cientistas “super-dotados” é de que o gado ao respirar enquanto “rumina” o alimento, ou quando solta seus gases intestinais (famosos “puns”) elimina uma quantidade absurda de Co2 e que essa quantidade multiplicada pelo rebanho mundial estaria ajudando no aquecimento global.   

Depois uma outra pesquisa, constatou-se que a eliminação pela respiração e pelos gases  não seriam assim tão prejudiciais. 

Portanto, provou-se que os bovinos não poluem e nem poluirão o planeta de forma a provocar um desiquilibrio ambiental. Chegou-se a conclusão ainda, que eles colaboram ainda que minimamente com o aquecimento global, que já se instalou em nosso planeta. Bom para os boizinhos e vaquinhas que agora só serão sacrificados para encher nossos estômagos. 

Voltando as sacolinhas...

Dia desses, vi uma matéria excelente no Discovery sobre os resíduos que produzimos. A matéria havia sido feita em Nova Iorque (Eua). Afirmavam que por hora são produzidas milhões de toneladas de lixo que necessitam ser reciclados. O grande culpado: o famigerado plástico e seus similares. 

Não me lembro do número exato fornecido, mas era algo em torno de 200 milhões de toneladas por hora. 

Qual seria, ou será o tratamento dessas garrafas pets e demais embalagens plásticas encontradas aos montes em nossas compras? 

São menos prejudiciais que as sacolinhas de compras? Alegam que as sacolinhas são descartadas no meio ambiente e que o degradariam, isso é indiscutível, mas já repararam nas ruas das nossas cidades a quantidade de plástico descartada? 

Alguém aí, sabe se o custo de aquisição dessas sacolas plásticas que eram fornecidas “gratuitamente” pelos mercados foi diminuido do preço final dos produtos por nós adquiridos? 

Existe na contabilidade, uma conta denominada custo de aquisição com embalagens onde se registram esses valores.

Precisamos fazer algo? Sim, precisamos! 

Mas a propaganda em torno dessa atitude isolada foi muito grande,  comparativamente como dar um tiro em uma formiga com uma escopeta. Nada mais! 

Porque não há campanhas para troca desse tipo de material (plástico) em todas as embalagens  que se utilizam dele? Quantas sacolas plásticas são necessárias para ocasionar o mesmo impacto ambiental que as garrafas e similares ocasionam? E dessas, ninguém fala.

Precisamos cobrar dos orgãos ambientais para que fiscalizações mais efetivas aconteçam e que esses resíduos deixem de ser descartados de forma errônea e irreponsavel pela população, criando esse circulo vicioso.  



Material     Tempo de Degradação
AçoMais de 100 anos
Alumínio200 a 500 anos
Cerâmicaindeterminado
Chichetes5 anos
Corda de nylon30 anos
Embalagens Longa Vidaaté 100 anos (alumínio)
Esponjasindeterminado
Filtros de cigarros5 anos
Isoporindeterminado
Louçasindeterminado
Luvas de borrachaindeterminado
Metais (componentes de equipamentos)cerca de 450 anos
Papel e papelãocerca de 6 meses
Plásticos (embalagens, equipamentos)até 450 anos
Pneusindeterminado
Sacos e sacolas plásticasmais de 100 anos
Vidros


Material
     

5 comentários:

Cecilia Ferreira disse...

Como sempre uma boa denúncia e cobrança, amigo! Abraço

Atena disse...

Paulo:
Como em tudo o que acontece no planetinha, as coisas são vistas sob um "determinado" viés, as decisões sempre favorecem alguns e desfavorecem outros e assim por diante.
Essa estória das sacolas plásticas é mais um tapar o sol com peneira e vai beneficiar muito mais os donos de supermercados do que o planeta.
Eu uso uma sacola retornável porque a ganhei do super que frequento, mas se tivesse de comprá-la não o faria. Assim como eles embutiam tal custo nos produtos, agora o façam com as sacolas recicláveis, mas pelo mesmo valor de antes. Só eles que querem ganhar? E o povo como fica?
Quanto ao plástico, está com os dias contados até acabar o petróleo. Já existem produtos similares, mas parece que menos agressivos ao planeta. Veremos...
abraços

jhamiltonbrito.blogspot.com disse...

Tiraram as sacolas plásticas do supermercados...o planeta esta salvo. Tá certo.
Agora precisam tirá-las dos outros inúmeros lugares nos quais elas são fornecidas e do plástico de outras embalagens. Saco de lixo, por exemplo...

Cidadão Araçatuba disse...

Obrigado Cecília. Grande abraço!

Olá Atena bom tê-la aqui! Concordo com você, mas essa história do plástico acabar por causa do petróleo... Faz tempo não é! Abração!

Grande Zémirthus beleza? Com certeza Zé. Matou a pau! Grande abraço!

Samanta disse...

Olá querido amigo virtual !!!

Esta história das sacolinhas para mim é como a colega disse, tapar o sol com a peneira, tudo bem que para salvar o planeta precisamos de atitudes e nem sempre é possível fazer tudo de uma vez, mas convenhamos que a maneira como foi feito e como o assunto foi abordado é bem leviana e chega a nos chamar de bobocas...
Triste que tenhamos que nos sujeitar aos mandos e desmandos de quem parece sequer ter conhecimento necessário para isso, mas talvez seja culpa nossa por sermos tão acomodados para agir e até mesmo para nos informar melhor quando tentam nos enfiar algo guela abaixo ;)

Adorei a postagem como sempre !!
Grande abraçoooo e boa semana !!!

Postar um comentário

Comente, discuta, reflita, sua opinião é muito importante!.

Blogueiros unidos participam e divulgam!

Blogueiros do Brasil
Cia dos Blogueiros

Clique, conheça nossa história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores diHITT

Seguidores

Leve o Cidadão com você!


Total de visualizações desta página.

Plágio é crime! Quer copiar? Não custa nada pedir, obrigado!

IBSN: Internet Blog Serial Number 21-08-1966-11