Print Friendly and PDF

Inscreva-se !

Coloque seu e-mail aqui!:

Entregue por:FeedBurner/Cidadão Araçatuba

25 de dez. de 2011

Todos os homens do rei.


Imagem retirada da internet, link na mesma.
Antes de mais nada quem me acompanha, sabe que gosto de compartilhar músicas e alguns filmes, na verdade aqueles que valem a pena ser compartilhados, muito embora saiba que gosto cada um tem o seu! 



Ele fala sobre os (des-) caminhos da política, e como ela influencia nossas vidas desde o arroz que comemos, até a infraestrutura necessária para que as coisas aconteçam em nossa cidade, estado ou mesmo país.



O filme, é uma adaptação do livro que tem o mesmo título, escrito por Robert Penn Warren  que  foi premiado em 1947 com um Pulitzer, tamanho sucesso do livro.
  

All the king´s men - (2006)-ColumbiaPictures, retrata a imagem dos Estados Unidos nos anos 50, com muitas coisas a serem feitas, cenário ideal tanto para pessoas sonhadoras e altruístas, quanto para desonestas e trambiqueiras. 



O personagem de Sean Penn retrata a vida de  Huey Pierce Long, que foi governador do estado americano de Louisiana de 1928 a 1932, foi também senador e seria candidato independente à presidência dos Estados Unidos, quando foi assassinado. Era extremamente populista e conhecido pelo apelido de "kingfish".



Willie Stark era um homem ambicioso, mas comum, que nutria um sonho; transformar a vida dos demais cidadãos ("caipiras" como ele se auto-denomina), tentando fazer por eles algo que deveria ser a obrigação do Estado e de qualquer político. Vem daí, o título aportuguesado do filme (A grande Ilusão).

Separei o discurso de Willie Stark, logo após ele ter percebido que tinha sido enganado, e estava sendo usado por aqueles que o convidaram a se tornar candidato a governador pelo estado de Louisiana, em virtude disso, ele resolve dar o troco, criando essa sequência antológica  que lava a alma do espectador, mas existem outros pontos altos no filme, pois ele não acaba aí. 

Sean Penn consegue através da sua personagem (Willie Stark) deixar claro que quanto mais o político vive a política, mais ele se transforma, talvez por isso, o político do comício nunca será o mesmo depois que “ingressar” no cargo para o qual foi eleito.

Apesar do filme se passar em um contexto diferente (EUA dos anos 50) me fez lembrar algumas “figurinhas carimbadas” que vez por outra pleiteiam algum cargo na nossa política nacional e para nossa infelicidade, são eleitos/reeleitos.

Assistam ao filme, muito bom!




All the king´s Men é uma produção da Columbia Pictures e da Sony Pictures Entertainment.





6 comentários:

Unknown disse...

Putz....que texto é esse, meu querido? Você está escrevendo cada vez melhor, é nítido isso. (Desculpe, como professora e amante da língua portuguesa não posso deixar de me ater às questões sintáticas e semânticas de tudo o que leio ...rsrsr mania boba). Sinto nesse texto uma maturidade crítica e eu admiro, tem o meu respeito também como crítico de cinema, a partir de hoje! Vou locar o filme nessa primeira semana de férias parciais que terei. Meu curso preparatório para concursos não parou, mas procuro curtir o restante do tempo que tenho. E cinema é uma de minhas paixões. Obrigada pela dica e vem cá...posso te falar uma coisa? rsrs Obrigada pela pessoa incrível que você é. Abraçãoooooooooo!rs

Cidadão Araçatuba disse...

Fico agradecido pelos seus comentários, mas sei que ainda preciso melhorar muito! Bons filmes também me atraem,só que é como disse, o filme não acaba no discurso, mas vale a pena com certeza, depois você diz o que achou dele inteiro. Abração!

Atena disse...

Ô amigo: que página é esta em que eu entrei? Tô perdida. Cadê seu blog costumeiro? rsrs
Já vi esse filme. Muito bom mesmo. Sempre procuro assistir os filmes do Sean Penn porque geralmente são bons.
Como você também lembrei de algumas figurinhas nacionais enquanto o assistia. Aff!
Abração e um muito bom 2012

Cidadão Araçatuba disse...

Olá, quanta saudade,tudo bem?
Pois é... Mudanças, mudanças...
Eu achei interessante esse modelo do blogger, e até fiz uma postagem sobre isso, mas novidades são assim mesmo, impressionam, rs...
Grande Abraço!

Unknown disse...

Aeeeeeeee Paulo! Gostei, mas vou te sugerir uma coisa: dá uma olhada lá no designer do modelo, no blogger. De repente vc gosta de algum que vá se adaptar à estrutura desse aqui. Mudar é sempre muito bom...revigora, oxigena. Pensa nisso. Abração! Quero ler o próximo texto, heim?

Yolanda Hollaender disse...

Obrigada pela sugestão, amigo Paulo!
Sean Pean é um ator excepcional, acredito que o filme seja muito bom, mesmo. Gosto da maneira como Hollywood aborda temas de cunho político. O que se pode observar em todo filme americano é a fórmula: patriotismo, família e religião - sempre aparecem na trama. Observe!
Meu forte abraço,
Yolanda

Postar um comentário

Comente, discuta, reflita, sua opinião é muito importante!.

Blogueiros unidos participam e divulgam!

Blogueiros do Brasil
Cia dos Blogueiros

Clique, conheça nossa história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores diHITT

Seguidores

Leve o Cidadão com você!


Total de visualizações desta página.

Plágio é crime! Quer copiar? Não custa nada pedir, obrigado!

IBSN: Internet Blog Serial Number 21-08-1966-11