Print Friendly and PDF

Inscreva-se !

Coloque seu e-mail aqui!:

Entregue por:FeedBurner/Cidadão Araçatuba

9 de jul. de 2011

Só a educação liberta. (Epicteto)

Imagem retirada da internet.
Gosto de pedalar, faço disso um exercício diário, que além de ser uma ótima atividade física proporciona-me oportunidade de conhecer  mais de perto as peculiaridades e as mazelas da cidade. 

Digo isso, pois a propaganda veiculada pelo governo municipal, sempre traz algumas contradições entre o que é veiculado na propaganda, e o real estado de coisas, mas isso faz parte do jogo político. 

Até ai nenhuma novidade, devo dizer que, gostaria de estar enaltecendo os feitos da administração, mas pelo que vejo, muito ainda está por ser feito.

Há algum tempo, realizei um post, e como de costume anexei algumas fotos de lugares que necessitavam urgentemente de intervenção da prefeitura. 



Essas fotos foram enviadas a alguns vereadores com quem mantenho contato, para que providências fossem tomadas, pois não adianta nada só criticar!

Esse era o lixão irregular  (próximo a pista de motocross, entre o Claudionor Cinti e o José Saran) que virou área de recuperação ambiental. Essas fotos são de 2010. Clique  para ampliar.
Providências foram tomadas, o problema foi parcialmente resolvido, o que na atual situação, é melhor que nada.

Algum tempo depois, fiquei sabendo que a área do "lixão irregular" foi limpa, cercada e  que agora, aquele lugar transformaria-se em um local agradável dando condições á natureza para refazer-se. Fiquei contente.

Mas, para alguns elementos, não existem limites, insistem em transformar áreas públicas em extensão da sua casa. Não há outra explicação.

Tiveram a “coragem” de cortar as cercas (fios de arame farpado), removeram alguns palanques e continuaram a utilizar a área de preservação como lixão, ignorando a cerca, a placa e o Decreto.

Em 29/06/2011 voltei e fotografei o local, agora, como sendo oficialmente área de recuperação ambiental e que fora  transformado novamente em lixão, indignado, mandei novamente as fotos para um vereador.


Depois da reclamação, alguém tomou providência, (imagino que tenha sido da prefeitura), e deixou o local assim:


Não é o ideal concordo, mas dificultará a ação desses vândalos, que na minha opinião podem ser equiparados a marginais!

Reclamamos da nossa política e do governo em geral, mas o que esperar deles, quando no seio da nossa sociedade existem pessoas que têm a coragem de degradar o meio ambiente dessa maneira? 

Falta consciência, respeito, cidadania e o principal, EDUCAÇÃO
Como podemos cobrar ética e decência dos nossos governantes? 

Partindo do pressuposto que os que se candidatam,  são frutos, dessa sociedade doente e mal-educada como poderemos esperar ética e coerência em suas ações ? 

Implícito nesse exemplo, estão as regras que deveriam ser seguidas por todos, afina, porque mantemos um congresso e estruturas de poder tão caras para criarem Leis? 

Não as obedecemos. 

A impressão que dá, é que elas existem APENAS E TÃO SOMENTE QUANTO ALGUÉM ESTÁ "OLHANDO", fora isso tornam-se  letras mortas. E os que não obedecem, com suas atitudes, dizem a todos que não são dali, como é aquela comunidade, o que é ao meu ver é muito ruim, pois nivela  todos aos vândalos, infratores da Lei.

Continuando assim, nós jamais poderemos reclamar dos nossos governantes, pois eles nada mais são do que o espelho do próprio povo comandado!

Só a educação liberta. (Epicteto)

Imagem retirada da internet, link na mesma.
É esse o mundo que ficará para os filhos e netos ?




11 comentários:

jhamiltonbrito.blogspot.com disse...

Meu amigo, sempre vigilante...
Gostei muito da entrevista com a Ayne sobre aquele programa que ela desenvolve. Há quem diga que este mundo está perdido. Diz porque não se informa, não lê.PARABÉNS " cumpadi".

jhamiltonbrito.blogspot.com disse...

Que coisa, com o navegador internet explorer meus comentários não seguem. Com o chromme,deu certo.
Fala se não é o cão chupando manga.

Cidadão Araçatuba disse...

Olá Zé beleza?
Camarada fica no chrome que é muito bom!
Obrigado pelo elogio, a Ayne é que merece todos os créditos, que bom que podemos contar com gente como ela e a Ana Senche!
Abração!

HAMILTON BRITO... disse...

Só a educação liberta, mas...
O Brasil é um pais maravilhoso “ gigante pela própria natureza” e hoje, respeitado pelo mundo inteiro não mais como potência emergente e sim como de primeiro mundo; acabaram com o terceiro e fomos promovidos para o primeiro, sem mérito...bem, até que não foi.
Em alguns aspectos é mesmo mas arrasta uma sombra, uma situação mal explicada que o torna um dos países mais esquisitos do mundo.
Comecemos pela economia pois nela reside tudo o mais. Se é forte, garante o desenvolvimento de todos. Se não é...
Pois bem, existe estabilidade e isso proporciona segurança para as classes produtoras pois há confiança inclusive em eficiente sistema bancário.
Mas se é assim por que a gritante desigualdade que se vê, por que a riqueza produzida não atende a todos os brasileiros de uma forma mais justa.
Gestores incompetentes ?
Se os índices econômicos estão a reforçar cada vez mais a confiança dos investidores internacionais, incompetência não existe no binômio iniciativa privada-gestores públicos.
Se a questão não é de recurso ou de sua falta, o que é?
-Ah! É a vontade de Deus. Nada acontece no mundo sem que Ele queira . Precisamos ter paciência e confiar nos Seus desígnios. Ele proverá no Seu momento e não no nosso.
-Tá.
Se Deus tivesse mesmo algo a ter com isso, não haveria ainda tantos bolsões de miséria, tanta gente passando fome, os estudantes brasileiros não ocupariam os últimos lugares em todos os programas de avaliações que são elaborados pelas entidades avaliadoras.
População competente pois consegui atingir índices de desenvolvimento sem precedentes...mas como?
O que provê a competência é a base cultural e ela começa lá no jardim de infância, quando a gente ainda é “piquininho” e, vamos pensar bem: a educação que recebemos e que damos aos nossos jovens dá margem a que se credite a ela os nossos resultados? Olha, até que a que recebemos....
O quadro é macabro, de tragédia mesmo ; alunos chegam ao final dos seus cursos e um dois mais dois, quanto soma é melhor nem perguntar. O que mais se ouve é que passam a poder de trabalhos para complementação das notas que lhes permitam prosseguir no curso...ah! trabalhos que pagam para outro fazer.
E o professor, que acompanha o lindinho o ano inteiro e sabe do que ele é capaz, aceita o correto trabalho.... Leu?
E a coisa não fica só naquela regra de três ou quando o por que é junto ou separado, acentuado ou não; é na educação integral, na prática da cidadania, no respeito aos valores da sociedade. Como criar crianças educadas num sistema no qual o professor nada pode fazer e se faz é agredido por pais de alunos; no qual a criança passa de ano automaticamente sem que tenha aprendido um mínimo para progredir. Um universo de crianças impulsivas e desobedientes, frutos de pais degenerados que , com a desculpa de não possuírem tempo , deixam os filhos ao Deus dará e ainda justificam-lhes as atitudes , dando-lhes sempre razão. Muitos, em vez de estimularem o esforço das crianças, culpam os professores se o filho termina um período escolar como analfabeto. Alguns até que tentam mas o pouco que conseguem em casa vai por água a baixo , sobretudo no ambiente escolar. Mas as crianças são reflexos dos seus pais: filhos sem educação , pais sem educação. Aquele é agressivo, esses serão agressivos.Pais não praticam boas maneiras, o que esperar dos filhos...
O conjunto da obra mostra que não incentivamos as boas atitudes e criamos cidadãos irresponsáveis. Eles serão os dirigentes do amanhã.Poderão até gerar uma boa economia para o país mas nunca darão prioridade para o que é
prioritário: a educação.E o círculo se perpetua.
Jhamiltonbrito.blogspot.com

Cidadão Araçatuba disse...

Filósofo Zé Hamilton tô sem palavras cumpadi!
O que dizer?
Diria apenas Zé que o Brasil está vivendo numa bolha, igual a da Nasdaq lembra?
Foram criadas condições para crescer, mas nossos "gestores" não planejam a médio e longo prazo. Se o Brasil continuar a crescer esses 4,5 ou 5% do PIB, em breve teremos desabastecimento.
Como assim?
Você é um cara que viajou muito e sabe que até hoje não temos infra-estrutura para suportar uma economia em pleno desenvolvimento, falta estradas, portos, aeroportos, gente qualificada, não esperávamos esse crescimento.
O governo teve sorte, e um ou outro técnico governamental que ajudou o "molusco" nos oito anos dele, só.
O que a Dilma fez até agora?
Pense... só enrolou, negociou e apesar dela ser técnica, e isso ao meu ver é muito bom é uma péssima política, e ser político no Brasil é necessário.
Costumo dizer que o Brasil (que amo!) "anda" sozinho, pode afastar o presidente.
Tudo isso para dizer que NÃO investem em educação, as famílias (com honrosas excessões) não investem na educação dos filhos, preferem consumir desenfreadamente, e as crianças ganham computadores,celulares, P.S 2 ou 3, mas sem saber o próprio idioma, sem saber efetuar um cálculo, sem saber nada sobre geografia, história, não conhecem a linguagem coloquial e muito menos a culta, e o inglês então... como serão esses futuros adultos, ou melhor como será o nosso futuro? Deus deve saber... Será?
Grande Abraço!

Unknown disse...

Mei querido amigo, gostei de ver a sua participação na Comunidade! Não podemos ser omissos, temos o direito de reivindicar melhor qualidade de vida. Mas, para irmos à luta, com consciência e integridade, precisamos estar preparados. E, preparados como? Onde falta a Educação, falta tudo! O próprio (des)governo não prima pela Educação, nem faz questão dela, pois quanto menos consciência, menores serão as cobranças. E com essas e aquelas, não percebemos o sinal vermelho com que a Natureza permanentemente nos alerta. Somos todos suicidas em potencial. Matamono-nos pouco a pouco e diariamente contribuímos para a matança geral: queimadas, lixos, poluição, resíduos químicos? E o que o nosso (des)Governo faz? Aparentemente, ou realmente, dá o aval para que tudo continue na mesma. E, quando a Natureza der o seu alerta final, provavelmente será tarde, muito tarde...

Parabéns pela excelente postagem!
Um grande beijo!

Atena disse...

Amigão;
Que coisa boa contar com você nessa campanha: pela educação!
Só a educação poderá salvar o nosso futuro, não só como brasileiros, mas como planetários.
Por ignorância estamos destruindo os recursos que futuramente farão falta, por ignorância o nosso povo coloca no Congresso e nas casas executivas pessoas sem caráter e corruptas e por aí vai. Educação é tudo!
Vamos continuar batendo nesta tecla? Eu vou.
abraços
PS. estive de molho graças a uma infecção respiratória, voltando agora ainda meio troncha. rsrs

Cidadão Araçatuba disse...

Neusinha que prazer!
Fico contente pela sua participação, e mais ainda pelos comentários. O Cidadão foi criado para isso, que bom que posso contar com vocês todos!
Abração e beijão!

Cidadão Araçatuba disse...

Oi Atena, espero que você esteja melhor.
Sem dúvida, o caminho é esse, são pessoas como você que não deixam a gente esmorecer!
Grande e fraterno abraço!

Samanta disse...

Olá amigo !!

Como sempre uma postagem maravilhosa que nos traz um alerta importantíssimo e uma reflexão que muitas vezes é deixada de lado.
Às vezes, este tipo de coisa chega até a desanimar as pessoas que tentam ajudar, pois você vai lá, luta com garra para conseguir uma melhoria e as pessoas simplesmente se comportam desta maneira !
Como cobrar então dos governantes ? Já é difícil conseguir que façam algo e quando fazem os próprios beneficiados agem sem um pingo de bom senso e educação...
É lamentável, realmente.
Parabéns pela campanha de incentivo à Educação, acredito que mesmo sendo pessoas simplórias e sem estudos avançados, é possível ter esta consciência.

Um abraçãoooo

Cidadão Araçatuba disse...

Valeu pela força Samanta!
Realmente é muito dificil, para as pessoas é mais fácil apenas reclamar, mas, reclamar do que se, nem a educação básica para discernir o errado do certo elas têm?
Grande abraço e obrigado pela visita!

Postar um comentário

Comente, discuta, reflita, sua opinião é muito importante!.

Blogueiros unidos participam e divulgam!

Blogueiros do Brasil
Cia dos Blogueiros

Clique, conheça nossa história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores diHITT

Seguidores

Leve o Cidadão com você!


Total de visualizações desta página.

Plágio é crime! Quer copiar? Não custa nada pedir, obrigado!

IBSN: Internet Blog Serial Number 21-08-1966-11