Print Friendly and PDF

Inscreva-se !

Coloque seu e-mail aqui!:

Entregue por:FeedBurner/Cidadão Araçatuba

2 de abr. de 2011

Brasil país do Futebol, do Carnaval e do que mais?


Imagem recebida por e-mail.

Quando adolescente, adorava jogar, e acompanhar os jogos de futebol, sabia tudo. 
Nome dos jogadores, times que participavam do torneio, times pelos quais os jogadores já haviam jogado e tudo mais.

Colecionava as figurinhas que vinham nas gomas de mascar, isso lá pelos anos 80,  participava de discussões calorosas com os colegas na escola sobre futebol sempre defendendo o meu time, e sempre que possível escalando técnica e corretamente a nossa seleção Brasileira, quando ela jogava mal !
Quem nunca a escalou?

Quando comecei a assumir as minhas responsabilidades (comecei a trabalhar com 14 anos), a coisa começou a mudar. Tinha que controlar o parco salário, pagar minhas contas, comprar minhas roupas, pagar minha escola, quando então acabei saindo um pouco desse mundinho de adolescente, apesar de ainda, e pela faixa etária, pertencer a ele.


Sempre gostei de ler.


Lia tudo que estava disponível e me interessava, apesar da idade (naquele tempo a gente ainda era criança aos 14!) e através dessas matérias, fui conhecendo um pouco mais do mundo do futebol, na escola tive a sorte de ter tido ótimos professores, esclarecidos, colocavam-nos a par da política “pão e circo”, da nossa "adorável" ditadura, afinal estávamos na década de 80 e o presidente, me lembro bem, era o Gen. João Batista de Oliveira Figueiredo (saiba mais dele aqui!) , alguém se lembra?


Se alguém se lembra deveria ter esquecido, pois foi ele mesmo quem disse no final do "mandato" em alto e bom som;


- “Quero que me esqueçam!”


Quando os programas semanais,abordavam o mundo do futebol, podíamos contemplar lindos imóveis, carros espetaculares, mulheres mais ainda, e muitas, muitas burradas que o dinheiro permite que sejam feitas. Os jornais ainda que discretamente traziam informações dos salários, bônus e “bichos” (valores aproximados) que esses jogadores ganhavam mensalmente.


Espera aí, eu pensei ... 
-Vou torcer por alguém que joga 90 minutos, fatura milhões de dólares por ano vai morar fora do meu país e dificilmente faz algo pelas pessoas mais carentes?  Nem pensar!

Gente informação é tudo! Quem não lê, não se informa, acaba indo onde a "massa" for, é claro, porém, que temos que desenvolver nosso senso critico, principalmente na internet! Rs... 


Quando aconteceu essa “iluminação” motivada em parte pelos professores "subversivos",  caiu também à ficha do carnaval. Tenho obrigação de esclarecer que de subversivos meus professores não tinham nada, eram apenas muito dedicados, aculturados e inteligentes, para minha sorte é claro!


Não devemos dar às costas a nossa cultura, que é muito rica e diversificada, mas existem pessoas que deixam de cumprir com suas responsabilidades, para comprar uma camisa do time do coração, ou para ir assistir a uma partida de futebol. 
Seus filhos muitas vezes passam fome em casa, e o pai no estádio? Não pensem que o sexo feminino está isento, pois não está. Existem mulheres assim também!
Não dá para entender!

Sempre digo que somos um povo feliz, não temos muita noção de civilidade, muito menos de cidadania, não pode, desde que o outro não esteja vendo, se ele não estiver, não tem problema! 
Errado! Não pode e ponto!

O brasileiro culpa a política por tudo, pelo ensino ruim, pela saúde ruim, pelo salário ruim, mas é ele  que vota, quem escolhe! 
Não sabe escolher porque falta cultura, senso crítico interesse em desalienar-se, dá trabalho, tem que ler, pesquisar, interessar-se por algo que não seja tão fácil como uma partida de futebol ou meia dúzia de ritmistas com algumas celebridades instantâneas!
Vejo crianças imitando essas "pseudo-celebridades" com gestos parecidos, vestimentas, cortes de cabelo, danças, isso é medonho, uma banalização do fútil!


O que você quer para o seus filhos? O mesmo que tem ou mais? Se a resposta for mais ... saia da frente da televisão e ajude-o a escolher um profissão, a estudar, a desenvolver-se enquanto pessoa única que ele é, só assim você conseguirá criar uma chama de esperança  nessa criança, nesse adolescente desenvolvendo nele um espírito criativo, crítico, a ponto de,enquanto todos aplaudem sem saber bem o que, ele possa se levantar e dizer:

-Mas porque isso é assim? 


Isso só será possível, porque desenvolveu-se nessa criança, nesse adolescente, algo que se chama senso crítico, e isso é extremamente importante, pois não basta ter a informação, tem que saber usá-la, critica-la.


A relação política/educação tem ficado tão estreita, que na minha cidade, 3 dos 12 vereadores são educadores, dos quais 2 foram ex professores meus. 

Uma foi professora de história e a outra professora de religião. 


Devo dizer que como vereadora, a primeira é uma excelente professora de história, já a segunda como professora de religião, é uma excelente vereadora.


A título de curiosidade fiz uma pequena pesquisa e encontrei dados divulgados pelo PISA internacional, PISA é a sigla para Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Programme for Internacional Student Assessment-OECD leia mais aqui!).
Nosso Brasil de acordo com a relação abaixo, ficou em 53o. lugar de 65 possíveis, atrás de países como: Croácia, Israel, Turquia, Sérvia, Romênia, abaixo o gráfico com os 17 primeiros mais o Brasil:


O que dá para a gente concluir? 


O Óbvio, o estudante brasileiro passa pouco tempo na escola, com professores mal remunerados, falta material em grande parte das escolas do país e isso resulta em má formação desses alunos, que um dia, ingressarão no mercado de trabalhado.
Dá para perceber o círculo vicioso?

Retirado da internet, link: http://www.gazetadopovo.com.br/ensino/conteudo.phtml?tl=1&id=837366&tit=Aluno-brasileiro-frequenta-mais-a-escola-So-que-nao-aprende
Quer torcer? Torça pela educação, senão o seu filho dançará também fora do bloco que ele participa!

Freud explica? Explica! Mas tem que ler!

Sigmund Freud. Foto retirada da Wikipédia.

" Não me lembro de nenhuma necessidade da infância tão grande quanto a necessidade da proteção de um Pai".


















12 comentários:

Unknown disse...

Olá, caro Cidadão! Olha, indiquei seu blog para receber o selo Blogger Stylish Award, como um dos meus quinze blogs preferidos. Vá em meu blog e leia o post sobre o selo e os procedimentos dessa campanha de divulgação de blogs. Forte abraço e salve esse povo incrível de Araçatuba! Beijos na esposa.

Cidadão Araçatuba disse...

Rs.. Obrigado!
Já exibo orgulhoso o selo e no próximo post (cumprindo as recomendações) indicarei os meus 15 blogs preferidos.

Atena disse...

Excelente post. Assino em baixo.
Este é o link prometido para você ler mais sobre o mecanismo de defesa da Transferência:http://expandiraconsciencia.blogspot.com/2010/10/como-voce-ve-o-mundo-parte-2.html
Estou voltando aos poucos porque agora estou na fase de procurar imóvel para morar. Aff!
abração

Cidadão Araçatuba disse...

Atena que bom! Estava ansioso pelo texto, tanto que já havia "cobrado" ele.
Obrigado pela atenção!
Abração!

Unknown disse...

Anjinho, obrigada pelo carinho, muito sucesso, precisando só chamar que divulgamos seu trabalho.
PS: Adorei os textos, com calma leio todos e comento...educação é assunto para muitos textos (de qualidade raros, como o seu).
Abraços,

Roberta Fonseca Winter. disse...

Obrigada pela visita. Já somos seguidores há algum tempo. Tudo de bom e grande abraço!

Cidadão Araçatuba disse...

Olá Rosa Seja bem-vinda obrigado pela visita bem como agradeço a Nilma (viu sou menininho!) e Bananal, com novo layout muito bonito o blog!
Grande Abraço!

Unknown disse...

;) ....Selinho já postado, logo, teremos novos espaços, colocaremos vocês com prazer! abraços!

Yolanda Hollaender disse...

Amigo Paulo, Cidadão Araçatuba, muito boa essa sua postagem - uma pesquisa e contribuição excelentes.
Penso que, atualmente, temos professores mal formados e sem tempo para se atualizar, devido às extensas cargas horárias, visando a retirada de um salário melhor.
O governo insiste que a Educação está em primeiro plano, mas o que vejo é evasão das escolas e alunos desinteressados e professores desmotivados, amedrontados pela agressão gratuita de estudantes sem limites.
A família tem o dever de disciplinar seus filhos e a escola o de formar e ensinar bons costumes. O melhor da Escola é fazer o indivíduo pensar. A quem isso interessa?
“Eu não me envergonho de corrigir meus erros e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar e aprender.” (Alexandre Herculano)
Meu forte abraço,
Yolanda

Cidadão Araçatuba disse...

Você está corretíssima!
Existem problemas estruturais no ensino, na rede, existem!
Mas no lar existem problemas ainda mais sérios
que precisam ser equacionados!
A sociedade não discute a educação, porque acha que o problema é da escola,já a escola acha que o problema é na família, e o Estado se beneficia, pois não precisa gastar para educar, formando meio-cidadãos que votam nessas porcarias que aí estão.
Gastam mais depois, criando presídios, só que esses, dá para super-faturar né!
Abração!

Unknown disse...

Concordo com o que disse; aliás, excelente postagem! Estabeleceu-se sim na sociedade, esse círculo vicioso na área da Educação, o que é lamentável, pois a profissão de educador é a mais nobre das profissões, em minha modesta opinião. Desde a 'Era Passarinho'(Jarbas Passarinho), que o ensino 'degringolou' de uma tal forma como nunca antes vista. E a situação, tem ficado na vez mais difícil. No mundo tão competitivo como é o de hoje, quem não nasce milionário, não acerta na loteria, não arruma um consorte milionário, tem que apostar no "quem não é o maior, tem que ser o melhor" , para ter a chance de viver com um salário digno!
Como? Só estudando, estudando, estudando....Mas com esse nosso Ensino, hein? Com professores recebendo em torno de R$8,00 a R$10,00/ hora aula ? É aí que se estabelece o círculo vicioso. Outra coisa que muito me incomoda é o fato de não exigirem uma melhor qualificação educacional aos candidatos políticos a exercerem cargos em qualquer instância hierárquica. Veja por exemplo, que moral teremos perante nossos filhos, 'cobrando-os' a tirarem o máximo de proveito na questão do ensino, quando temos presidentes analfabetos funcionais??? Como o depoimento de uma mãe: "A última vez que briguei feio com meu filho, por ele ter tirado uma nota baixa numa prova escolar, ele me respondeu:-'cê tá por fora,véia,
vô estudá pra quê? Se o próprio Presidente da República é analfaaa!!? 'Fiquei sem argumentos..." Ou ainda, as primeiras palavras de improviso de nossa presidente: “Primeiro eu queria agradecê aos que estão aqui presentes, nessa noite que pra mim é uma noite que cês imaginam completamente especial. Mas eu queria me dirigi a todos os brasileiros e às brasileiras, os meus amigos e as minhas amigas de todo o Brasil. É uma imensa alegria está aqui hoje. Eu recibi de milhões de brasileiros e de brasileiras a missão, talvez a missão mais importante de minha vida”
Fala sérioooooooooo!
Um grande abraço, querido amigo e, mais uma vez parabéns pelo post!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Comente, discuta, reflita, sua opinião é muito importante!.

Blogueiros unidos participam e divulgam!

Blogueiros do Brasil
Cia dos Blogueiros

Clique, conheça nossa história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores diHITT

Seguidores

Leve o Cidadão com você!


Total de visualizações desta página.

Plágio é crime! Quer copiar? Não custa nada pedir, obrigado!

IBSN: Internet Blog Serial Number 21-08-1966-11