Print Friendly and PDF

Inscreva-se !

Coloque seu e-mail aqui!:

Entregue por:FeedBurner/Cidadão Araçatuba

6 de mar. de 2011

Você blogueiro conhece o Google Analytics?


È como eu digo, a gente aprende sempre! 

Quando criei o blog, não tinha a preocupação com visitas, comentários, queria apenas e tão somente expressar o meu repúdio com as coisas que acontecem em minha cidade, e para que as pessoas que passassem pelo blog, pudessem ler e se quisessem comentar!

A gente vai ficando, passa a conhecer novos blogs, idéias diferentes, formatos diferentes vai achando legal alguns blogs, e em função disso, modifica o nosso (quem não fez isso ainda levante a mão!) e continuai mudando, pois sempre alguém tem algo interessante, novo para mostrar.

Conheci pela internet "um tal" de Google Analytics, algum tempo depois de ter criado o blog.

Comecei a ler, fui conhecendo essa ferramenta e hoje vejo que trata-se de uma ferramenta utilíssima para quem quer ter blog, e principalmente para quem comercializa, ou explora algum  nicho comercial na internet utilizando-se do blog.

Ele funciona assim, você se inscreve no Google Analytics, seguindo os passos do tutorial de inscrição, feito isso ele fornece um código, que você blogueiro deverá inseri-lo no blogger (layout editar  HTML), para que o analitycs possa acompanhar o seu blog e preparar as estatísticas tão necessárias.

A ferramenta como disse é utilíssima, fornece entre outros dados, o número de visitas, visitantes tanto dentro do Brasil, como de outro países, tipo de navegador utilizado pelos visitantes e diversas outras ferramentas, todas auto-configuráveis para que você possa tirar o máximo do blogue na internet.

Dá um pouco de trabalho, no começo parece um "bicho de 7 cabeças"  mas aos poucos você vai se acostumando, aprendendo e quando vê já consegue dominar a ferramenta, eu “fiz” alguns print-screen do Cidadão para que vocês entendam do que falo.
 
Essa é a primeira tela ao digitar no Google  - Google Analitycs.

No caso eu já tenho o Cidadão inscrito no analytics, então cliquei no botão acessar, mas caso você não esteja inscrito deve-se inscrever clicando em Inscreva-se agora! 

O processo é simples e quem já está acostumado com a plataforma do Blogger, não terá nenhuma dificuldade em inscrever-se. 

Feito isso você acessará a página inicial do analytics e ele gerará um código que você deve inseri-lo em seu blog no painel Design em editar HTML. 

Esse código é que enviará informações ao analytics para que ele "siga" o seu blog e com base nisso ele monitorará e  montará os relatórios necessários para que você acompanhe o desenvolvimento do seu blog na internet. 

Não se assuste o analitycs tem um tutorial simples que o ajudará nessa etapa.

Feito isso você terá todas as informações necessárias para acompanhar o desenvolvimento do seu blog na internet, abaixo o print-screen do Cidadão, onde circundei o código que deve ser colocado no blog para acompanhamento.


Clicando em visualizar relatórios, muitas são as opções disponibilzadas.
Você poderá criar relatórios, e utilizá-los para poder direcionar sua ação na rede, ou seja, atingir o público alvo, ou o nicho que pretende alguns exemplos das informações fornecidas::
 
As informações não param aí, muitas podem ser montadas, basta acessar o painel de controle á esquerda.


Além disso você consegue saber até a qualidade da internet de quem acessou o blog, (discada, banda larga) e é claro, o navegador e o país ou região (dentro do Brasil) que acessou.


O próprio blogger também fornece algumas dessas informações, acima  o print da aba layout-Visão Geral do blogger, mas de forma detalhada mesmo, só no Analytics.


Não tive a intenção de esgotar o assunto, até porque é longo e extremamente técnico, mas fica aí a dica para você que faz do seu blog, ou quer fazer dele, uma ferramenta de trabalho, ou se o tem apenas por diversão, deseja avaliar o seu espaço na internet!

Figura retirada da internet.


4 comentários:

Yolanda Hollaender disse...

Amigo Paulo, Cidadão Araçatuba, a ferramenta do Google Analytics é bem interessante, sim. Faço uso dela hoje, com menos frequência, desde que o Blogger criou o recurso Estatísticas.
Lembro-me que, no início, eu consultava todos os dias, mais para conhecer o funcionamento e avaliar a origem dos visitantes.
Melhor que o Estatísticas isso é, pois te mostra de forma ampla tudo o que você precisa saber para ter uma noção bem clara sobre seus visitantes e interesses.
Gostei do tutorial que você preparou.
Você observou bem quando comentou que nessas paradas em tantos blogues a gente tem uma fonte maravilhosa de inovações, que adaptamos e usamos nos nossos espaços.
Aproveito, meu amigo, para agradecer a visita por ocasião da postagem do meu novo visual.
Meu afetuoso abraço,
Yolanda

Regina Rozenbaum disse...

Então seu nome é Paulo? Que bom saber...é que gosto de nomes. Vim agradecer sua visita e considerações deitadas lá no divã. OBRIAGADA! Volte quando quiser já sabendo que tens um lugar, carinhosamente, reservado para ti. Sabe, Paulo, essa informações todas são úteis sim, mas confesso que após dois anos nessa blogosfera a minha utilização é mínima, para não dizer zero rsrs. É que vamos formando uma grande família com aqueles que realmente nos leem e deixam seus comentários. Assim dá um tom mais pessoal, que no meu caso, me agrada mais.
Beijuuss n.c.

Vanessa disse...

Olá Cidadão
retribuindo sua simpática visita.
Gostei muito do seu blog!

Abraço afetuoso

K & A. disse...

Olá, Cidadão Araçatuba!
Conhecia pouco, confesso, mas fiquei melhor informado agora!
Abçs!
Rike.

Postar um comentário

Comente, discuta, reflita, sua opinião é muito importante!.

Blogueiros unidos participam e divulgam!

Blogueiros do Brasil
Cia dos Blogueiros

Clique, conheça nossa história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores diHITT

Seguidores

Leve o Cidadão com você!


Total de visualizações desta página.

Plágio é crime! Quer copiar? Não custa nada pedir, obrigado!

IBSN: Internet Blog Serial Number 21-08-1966-11