Print Friendly and PDF

Inscreva-se !

Coloque seu e-mail aqui!:

Entregue por:FeedBurner/Cidadão Araçatuba

27 de fev. de 2011

Visite Araçatuba! Antes que...




Tenho observado a algum tempo na cidade, carros com o adesivo acima.

No começo face a revolta e a insatisfação por estar presenciando o abandono da cidade dia-a-dia, confesso que até achei engraçado, sarcástico, mas engraçado.


A coisa tomou vulto, agora vejo muitos veículos com o famigerado adesivo, já estava aborrecido com essa campanha, quando essa semana ofereceram-me gratuitamente o adesivo para colocar no meu carro também, indignei-me!

Começei a raciocinar e cheguei a conclusão que os mentores da campanha não se deram conta da mensagem por trás da indignação. Sim, porque uma coisa é a cidade estar abandonada, sem nenhuma perspectiva de melhora face a inércia da administração municipal, outra totalmente diferente é nós moradores estando aqui, morando aqui, deixarmos isso acontecer!


Dá para perceber a diferença?

Quando você elege mal, você sofre as conseqüência da escolha, na vida é assim, tudo tem conseqüências, mas elas podem ser atenuadas, bastando apenas que VOCÊ se mobilize.



A intenção do adesivo, da campanha até que é boa, denota a insatisfação dos moradores mas ao meu ver o foco tá errado, ALGO SÓ ACABA quando NINGUÉM cuida dele!



De repente estamos assinando nosso atestado de incompetência também!

Pois, se além de elegermos errado não fizermos nada pela cidade, dentro dessa perspectiva, é claro que ela acabará.

Porque não pressionamos os vereadores nas sessões de segunda-feira, ou  mesmo em seus gabinetes para que eles façam a “máquina administrativa” funcionar? Porque?
Porque adesivar um carro é mais fácil!

Porque não podemos nos organizar e na rua da nossa casa mesmo não jogamos um pouco de terra, massa de cimento que as vezes temos sobrando nos buracos, ao invés de vê-los aumentar?

Agora imagine a seguinte situação; um estranho chega, vê a situação da cidade e seus moradores dizendo através de adesivos em seus carros, que a cidade vai acabar, qual a impressão que ele terá do POVO da CIDADE?


Acredito que será a pior possível! 
E se esse estranho for um empresário que PENSAVA em instalar-se e investir aqui? Já pensou? Pois é!


Porque ao invés de colocar um simples adesivo no carro, não nos organizamos, fazemos passeatas, movimentos sociais para mobilizar os moradores, os lideres de comunidade e aí então compareceríamos em massa á Prefeitura para de forma democrátiva, ordeira, e respeitando a Lei, exigir as reformas necessárias.


Porque não fazemos isso? 
Porque adesivar um carro é mais fácil!


A nossa falta de vontade, nossa preguiça mental em acompanhar a vida política da Cidade, Estado, País é muito antiga, já está arraigada em nossa sociedade por isso ainda nosso país está  em desenvolvimento!

Não queremos assumir a nossa culpa, nas escolhas erradas, pois acreditamos que o político depois de  eleito, tem a responsabilidade de fazer algo pela cidade.


Fica a pergunta e se o eleito não fizer? Como é o caso em questão, fazemos o que?

Adesivamos o carro!



Deu uma olhada no congresso? Não melhor ainda, acompanha a sessão da câmara local? Viu quem está trabalhando? E quem está atrapalhando? Tem acompanhado os jornais locais?

Alguém preenche seu cheque depois que você o assinou em branco e longe dos seus olhos?

Pois se você é uma pessoa assim, devo dizer-lhe que você corre um sério risco de ter muitos problemas na sua vida, e guardada as devidas proporções, votar é isso! 


É um cheque em branco por nós assinado, e depois de entregue a outrem, teremos que pagá-lo! 


Porém, isso não impede da gente cobrar, fiscalizar, reivindicar, exigir, e até mesmo AGIR!

Mas o que a gente não pode, é acreditar que uma brincadeira boba, um protesto inócuo, sem sentido nenhum vá melhorar o estado de coisas em nossa cidade!


A nossa cidade é boa, relevo, topografia, temos muitos atrativos, o que não tivemos ainda nos últimos anos foi uma administração municipal que realmente goste da cidade! Aliás, devo dizer que isso também é FRUTO DAS NOSSAS ESCOLHAS!


O fato é que a população deve ser mobilizar, tem que cobrar e mobilizar-se é estar prontos para "arregaçar as mangas", afinal as cidades são dos cidadãos!


Pense nisso! Ou ... 
Acabaremos assim, usando o famigerado adesivo, no caso, metafóricamente falando é claro!


Nome Científico: Cidadonis-Bananonis, Araçatubensis com fruto.


















6 comentários:

Anne Lieri disse...

Não conheço Araçatuba,mas conheço o Brasil e os brasileiros.Somos mesmo um povo muito acomodado,confesso!Vc tem toda razão em indignar-se e,se todo mundo pensasse assim,as cidades não estariam no abandono em que se encontram e nem haveria tanta corrupção nesse país.Assino embaixo!Parabéns pela excelente cronica!Bjs,

Cidadão Araçatuba disse...

Concordo com você Anne!
Infelizmente não temos essa cultura do cobrar, nos indignamos, mas "ficamos esperando o bonde passar".
Grande Abraço!

BLOGZOOM disse...

Estou boba com isso! Olha, o Rio de Janeiro, com tanta violencia, esta semana mesmo só ouvimos pessimas noticias nos noticiarios, deveria acabar, mas não acabará.

Curioso, que a natureza é a unica que pode acabar com uma cidade, seja por acidentes naturais (ex. região serrana carioca), seja por avanço do mar (ex. nordeste brasileiro).

O ser humano que acaba com seus semelhantes.

Bjs

Atena disse...

Paulo:
Vou sugerir um adesivo para você colocar no seu carro: FAÇA algo por Araçatuba antes que ela acabe.
Deveria ter sido este desde o início, não é?
Na década de 80 fiz uma viagem pela América Latina quando tive a oportunidade de conhecer muitos gringos. Com eles aprendi a reclamar - a quem de direito e não "nos corredores".
O povo brasileiro é cordeirinho, só sabe bater boca nas praças ou bares de sua cidade, mas meter a mão na massa, que é bom, são poucos.
Já que a moda na cidade é usar adesivo, coloque um no seu carro e espalhe entre seus amigos e conhecidos, mas com outra mensagem, uma que leve à ação.
abraços

Cidadão Araçatuba disse...

Ótima idéia Atena!
Quem sabe o povo desencante! Obrigado pela participação e pelos comentários sempre esclarecedores!
Abraço!

Adelaide Araçai disse...

Olá! Estou passando para agradecer a visita. E dizer que concordo com vc sobre o filme "Amor sem escalas", mas eu amei esse lado "Feminista" do autor....a mocinha é exatamente o protótipo que estávamos acostumados a serem representados por homens.
Quanto ao seu post, eu também acho que o "povo" esquece de que o político tem que ser acompanhado todos os dias, e não somente no horário eleitoral. Somos nós quem os escolhemos e temos a obrigação de cobrar. Fui criada, tendo como obrigação acompanhar o noticiario politico, e meu pai sempre explicava... esse cara vai ser candidato a tal e tal cargo, claro que na época eu não entendia. Hoje eu reproduzo a mesma coisa, acho que politica é um exercicio que tem que ser praticado por todos. E vamos combinar o politico é alguém da sociedade, um cidadão, esteve ao nosso lado em algum período. Por tanto temos que assumir nossa responsabilidade e ir aluta, não ficar só reclamando, ou falando mal.
Abraços
http://euseivoucontar.blogspot.com

Postar um comentário

Comente, discuta, reflita, sua opinião é muito importante!.

Blogueiros unidos participam e divulgam!

Blogueiros do Brasil
Cia dos Blogueiros

Clique, conheça nossa história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores diHITT

Seguidores

Leve o Cidadão com você!


Total de visualizações desta página.

Plágio é crime! Quer copiar? Não custa nada pedir, obrigado!

IBSN: Internet Blog Serial Number 21-08-1966-11