Print Friendly and PDF

Inscreva-se !

Coloque seu e-mail aqui!:

Entregue por:FeedBurner/Cidadão Araçatuba

23 de jan. de 2011




As duas faces do córrego Machadinho.
Enche-me de orgulho verificar que a Avenida Pompeu de Toledo está repaginada, com novo calçamento e proteções laterais que impedem o desmoronamento das margens do córrego, aliás, essas obras só aconteceram em função do desmoronamento ocorrido pelas fortes chuvas no ano passado, na ocasião até fiz um  post, e algum tempo depois quando a reforma começou fiz outro (clique aqui para ler).

Em fase final de reforma - Córrego Machadinho/Pompeu de Toledo.
A Avenida Pompeu é sem dúvida um cartão postal da nossa cidade, um lugar agradável onde as pessoas se reúnem para fazer ali seu “happy hour”. 


Outros porém, procuram cuidar da saúde física, já que alguns tratam a saúde mental nas mesas dos bares aliviando as tensões do dia-a-dia. Já os que optam pela saúde física, caminham. pedalam, aproveitando a nova cara do nosso ponto de encontro.

A obra, porém, foi além, continuou fazendo o desassoreamento e a limpeza das margens do córrego, que estava muito suja, nesse ponto, credito a nossa população, que despejou toneladas de detritos e sujeira nas margens do córrego e com o tempo,  essa sujeira toda foi parar dentro do córrego,fazendo com que ele transbordasse.
A orientação das fotos é: Av. Pompeu de Toledo/Conj.Hab.José Saran, todas foram feitas em: 23/01/2011.
Notem que uma parte está limpa e outra não, mas o córrego continua.


Mas o trecho em questão continua, propositalmente comecei pelo sentido Centro/Bairro, pois o traçado do córrego machadinho se inicia mesmo no conjunto habitacional José Saran, passando por debaixo da SP 300 (Rod. Mal. Rondon) e continua até a Avenida Pompeu de Toledo. 


As fotos e vídeos abaixo correspondem á parte menos "nobre" do traçado do córrego.
Trecho Pompeu de Toledo/Conj.Hab.José Saran, depois da SP 300 (23/01/2011).

Consegue ver o córrego? Mas ele está aí!
São coisas assim que me fazem pensar... Porquê a limpeza do leito do córrego não foi até o final? 



Córrego fora do leito, efeito do assoreamento próximo do Conj.Hab.José Saran. 


Fim do Trecho, já no Conj.Habitacional Jose Saran.
Esse "trecho" é usado pelos moradores como saida do bairro, e em época de aula também é usado pelos pais para levarem as crianças a uma escola que fica próxima, (Emebf Floriano) porém, quando se inicia a época de chuvas o "trecho" como se vê fica interditado, os pais então, devem recorrer a uma outra saída, a Rua Honório de Oliveira Camargo Junior, muito mais perigosa em virtude do tráfego intenso de veículos, pois além de ser o único roteiro de entrada e saída do bairro, ela ainda dá acesso á Rod. Eliezer Montenegro Magalhães (SP 463).


Bom dá para ver que o acesso à escola, pelo "caminho" torna-se  impossível. 


Essa situação vem se arrastando a pelo menos 15 anos, tempo em que resido no bairro. 


Ouço dizer que é necessário uma tal de "licença ambiental", mas para limpar uma parte do córrego a tal licença foi emitida? O córrego então está fracionado? Fracionar o todo? É piada né!?

O que se fraciona é a paciência do povo que espera do administrador público um pouco de decência para pelo menos dar tratamento igual aos menos favorecidos, limpar o leito do córrego, e desassoreá-lo acredito que requer muito menos recursos do que reformar toda a extensão da avenida Pompeu. 


E não é só isso, pois nesse trecho existe um ecossistema que está sendo degradado, fala-se tanto em ecologia, mas apenas e tão somente quando os interessados tem dinheiro para bancá-la, ou se essa atitude resultar em algum ganho. Quando não, varre-se o assunto para debaixo do tapete, no caso, para dentro do córrego!

Espero que medidas mais efetivas e duradouras possam ser tomadas, para resolver o problema definitivamente, afinal Araçatuba é um todo e acredito não existir distinção por parte do ente municipal entre os lados "nobre" e "plebeu" da cidade.







6 comentários:

José Lima Dias Júnior disse...

Olá Cidadão Araçatuba,

Obrigado pelo contato. Nos veremos em breve.

Anônimo disse...

Olá amigo. Muito bom o tipo de trabalho que vc desenvolve aqui, sempre defendendo ou criticando os acontecimentos em sua cidade. Interessante, gosto de pessoas de opinião formada, que defendem o que acreditam. Bom post!
Um chêro da tia.

Raíssa Bahia disse...

Que bacana! A mudança começa por pessoas que defendem aquilo que acreditam. Parabéns.

Gustavo França disse...

Parabens pelo post . o mundo so pode mudar com inbiciativas de pessoas como você é comoeu que procuramos um bem comun a todos parabens apoio !

Cidadão Araçatuba disse...

Obrigado Gustavo, realmente você tem razão não podemos desistir! Abraço e sinta-se em casa!

GEASA disse...

Muito interessante. Vejo muitos Araçatubenses desfazerem de nossa cidade, um tipo de amor frustrado, negativista! É moda antiga Araçatubense dizer que odeia a cidade. Acho que essa negatividade é o que ajudou a torná-la menos arrumada. Mas vejo também que isso vem mudando. Surgem cada vez mais pessoas que acreditam e pensam na cidade com um amor construtivo. É o seu exemplo x) Parabéns pelo blog. Estou seguindo.
Sobre o córrego Machadinho há muitos, muiiitos problemas envolvidos nessa questão. Soube que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (que não existia até o ano passado) começou a fazer o levantamento e georreferenciamento do córrego Machadinho. É um mapeamento completo das condições do córrego. É um importante passo ao meu ver já que a partir do momento que conhecemos certa coisa, temos melhores recursos para melhorarmos.
Pelo menos Araçatuba está começando a olhar para o meio ambiente também, coisa que nunca aconteceu com seriedade na cidade x)

Vamos ficar de olho

Postar um comentário

Comente, discuta, reflita, sua opinião é muito importante!.

Blogueiros unidos participam e divulgam!

Blogueiros do Brasil
Cia dos Blogueiros

Clique, conheça nossa história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores diHITT

Seguidores

Leve o Cidadão com você!


Total de visualizações desta página.

Plágio é crime! Quer copiar? Não custa nada pedir, obrigado!

IBSN: Internet Blog Serial Number 21-08-1966-11