Print Friendly and PDF

Inscreva-se !

Coloque seu e-mail aqui!:

Entregue por:FeedBurner/Cidadão Araçatuba

12 de jul. de 2010


Andando pela cidade a gente vê cada absurdo, que fica difícil não comentar.

Principalmente na região em que moro, quero crer que esses abusos acontecem por se tratar de áreas distantes do centro de Araçatuba. O que logicamente deixa a gente mais indignado ainda, principalmente se imaginarmos,que as infrações que a gente vê diariamente, também são vistas pelos fiscais tanto da prefeitura quando pela guarda municipal (que cuida do trânsito local).

Ao que parece, a informação tem que estar disponível de modo didático, deixando bem claro o seu significado, e para que ela serve, mas como em certos casos a opinião muda e diverge, irei tentar de modo suscinto explicar.

Encontramos a seguinte definição para CALÇADA na Wikipédia dicionário on line: http://pt.wiktionary.org/wiki/cal%C3%A7ada 12-07-2010

Substantivo cal-ça-da:

1. (Brasil) parte da rua destinada aos pedestres

o A vala está cheia e a calçada continua arrebentada. (notícia do jornal O Estado de São Paulo de 07 de novembro de 2006)

2. (Portugal) rua íngreme.

Deixando de lado o significado da palavra em Portugal a gente se depara com a seguinte situação:


 Calçada com veículo estacionado.

No caso acima, até reconheço que a rua por ser extremamente estreita e com grande tráfego na hora do almoço e final de tarde, o dono do veículo “achou” que dessa forma não criaria empecilho aos motoristas que por lá trafegam, esquecendo-se dos pedestres, pois eles tem que passar por ali e além de arriscado, (pois a calçada inexiste) torna-se muito perigoso, ou seja, descobre-se um santo para cobrir outro

O que diz o Código de Posturas do município?

CAPÍTULO X

Da segurança do Trânsito Público

Artigo 297 – É proibido danificar, encobrir ou retirar placas de sinalização de trânsito existentes nas vias urbanas de circulação pública.
...
IV – transitar ou permanecer com qualquer veículo sobre os passeios exceto de condução de criança ou de paralítico. (que não é o caso!)

!


 Fim da Rua, já no Bairro José Saran o orelhão está no meio do mato!
 Sentido José Saran/Pedro Perri.
 Idem.

Praça próximo ao Pedro Perri; nota: parada de ônibus.

Eu pergunto:

-Nenhuma autoridade de trânsito, ou fiscal da prefeitura passou por aqui nos últimos 6 meses ?

A Rua em questão é a Honório de O.Camargo Júnior, que liga o Pedro Perri ao Claudionor Cinti, passando pelo José Saran, conhecido como Traitú.

È correto estacionar o veículo onde pedestres devem trafegar?

Deixar o passeio público com entulho, mato alto impedindo a circulação de pessoas, é correto?  Obrigar as pessoas a andarem  pela rua, expondo-se a riscos é correto? 

Claro que não!

É certo que do outro lado da rua existe uma calçada que passa pelos prédios lá existentes, mas a travessia da rua (para chegar ao lado que tem calcada)  pelo pedestre também é arriscado, e ainda que exista uma calçada, só um proprietário na mesma extensáo é obrigado a tê-la?  

As calçadas não devem ser cimentadas e estarem livres para “passeio” aos pedestres, ou as autoridades mudaram a lei? Ou seria que não “andam” fiscalizando as irregularidades pela cidade?

Ao meu ver, a fiscalização quer transformar seu trabalho de fiscalização, para de meros expectadores, esperando que um morador, um cidadão, indignado faça alguma denúncia, ou pior, que algo desastroso aconteça (um acidente por exemplo). 

O que a gente espera, é um  pouco de decência e rigor  por parte do executivo municipal coibindo abusos como esses, obrigando os proprietários a executarem as obras necessárias para que exista uma calçada, ou passeio, dando segurança ao cidadão que por lá passa a pé,  e com isso, simplesmente fazer a máquina pública FUNCIONAR!

É simples assim!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, discuta, reflita, sua opinião é muito importante!.

Blogueiros unidos participam e divulgam!

Blogueiros do Brasil
Cia dos Blogueiros

Clique, conheça nossa história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores diHITT

Seguidores

Leve o Cidadão com você!


Total de visualizações desta página.

Plágio é crime! Quer copiar? Não custa nada pedir, obrigado!

IBSN: Internet Blog Serial Number 21-08-1966-11