Print Friendly and PDF

Inscreva-se !

Coloque seu e-mail aqui!:

Entregue por:FeedBurner/Cidadão Araçatuba

21 de mar. de 2010



Televisão
Forma, informa ou deforma?

"A televisão tem feito muito pela psiquiatria, divulgando informações a respeito, assim como tem contribuído para a sua necessidade"
Alfred Hitchcock.

Se enumerássemos todas as mídias disponíveis nos dias de hoje, teríamos uma infinidade de meios dispostos a informar. Faz sentido?

É complexo pois entendo que nenhuma é confiável, todas cumprem o papel de informar aquilo que uma minoria gostaríamos que soubessemos. O que percebo é que existe um tendência em propagar as informações, sem levar em consideração sua qualidade, observamos isso ao visitar a internet, Orkut, facebook e demais sites chamados sociais cheios de informação, mas de um tipo de informação considerada vazia.

Nâo se discute (pelo menos profundamente) temas que exijam reflexão, (política, economia, comércio internacional, etc...) pois esses exigem um conhecimento mais profundo, os assuntos abordados, na maioria das vezes,são abordados, de forma extremamente superficial.

Qual dessas informações podem ser tidas como confiáveis, quantas realmente cumprem seu papel? Não sabemos. Pois nesse oceano de informação, muito poucos são os barcos que realmente navegam  com um capitão, os demais, vão ao sabor dos ventos e onde as correntes o levam.

O hábito da leitura tornou-se superficial, menos importante, pois tudo nos é apresentado embalado pelas formas fáceis que dão audiência, dão “cliques”, basta observar a programação na nossa velha e boa televisão, que já poderíamos descrevê-la como antigo meio de comunicação. Nada muda!

"O filme de hoje na sessão das dez é muito bom ... eu não assisti, mas o filme é muito bom!"

Programas sensacionalistas alternam-se entre jogos de futebol, com programas de auditórios (e esses são o ápice da contra-cultura), pessoas esforçam-se demasiadamente para aparecer, isso é notório já nos conhecidos "reality shows", (que na verdade são formas prontas de fazer com que o público não pense, não raciocine), apenas identifique-se com os  personagens, sabendo qual será o final..

"...Enquanto não despertarmos para o verdadeiro Reality Show, e ficarmos presos a tantos BBB's, seremos reféns da nossa própria ignorância fazendo da política de Pão e Circo brasileira um sucesso indiscutível.
Perdemos o referencial! Não sabemos mais distinguir e fazer um julgamento imparcial de coisas que ouvimos, muitas vezes repetimos o que ouvimos, sem a devida verificação, teorias são vendidas como verdades incontestáveis...". http://www.webartigos.com/articles/19928/1/A-politica-do-pao-e-circo/pagina1.html

Jornalistas despreparados,repetem aquilo que lhes foi mandado dizer,  ficamos sem saber qual é a verdade realmente. É muito preocupante, pois sabemos que o "poder" necessita dessa fórmula para iludir o povo, e não abrem mão dela, dá-lhes “pão e circo” pois é o meio mais barato para manter-nos quietos, "impensantes".

Todos os meios de comunicação que chegam às grandes massas,possuem essa característica, é claro que as verdades não são e nem poderiam ser escancaradas, pois uma grande convulsão social se iniciaria. Mas porque é tão fácil manter-nos inertes, sem pensar? Ou melhor, como eles conseguem "pensar por nós"?

Até quando!? Bom, até o próximo comercial a gente deve descobrir... quem sabe!

Os Titãs, com toda propriedade do mundo, criaram uma canção que apesar de antiga, retrata bem esse estado de coisas:

Oh! Cride, fala prá mãe
Que tudo que a antena captar
Meu coração captura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!

Oh! Cride, fala prá mãe...”


Música: Televisão - Titãs.

Perguntem ao Cride, ele explica!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, discuta, reflita, sua opinião é muito importante!.

Blogueiros unidos participam e divulgam!

Blogueiros do Brasil
Cia dos Blogueiros

Clique, conheça nossa história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores diHITT

Seguidores

Leve o Cidadão com você!


Total de visualizações desta página.

Plágio é crime! Quer copiar? Não custa nada pedir, obrigado!

IBSN: Internet Blog Serial Number 21-08-1966-11