Print Friendly and PDF

Inscreva-se !

Coloque seu e-mail aqui!:

Entregue por:FeedBurner/Cidadão Araçatuba

14 de mar. de 2010

EducAção!


"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

Não faz muito tempo, a figura  daquele que exerce a prerrogativa de ensinar era tida como extremamente importante na sociedade, ele era respeitado, pela sabedoria e pelo título que carregava: Professor.
Hoje em dia não é mais assim, recentemente terminei de cursar  minha segunda faculdade (2008) e constatei  como as coisas mudaram, para pior, e isso é uma pena!

O professor já não é respeitado, e me atrevo a dizer, que os alunos também não se respeitam, pois não conseguem enxergar que a ponte que os leva ao conhecimento e ao desenvolvimento, é justamente construída pelo profissional que convive com ele na sala de aula.

Assistimos estarrecidos, cenas onde esses profissionais são agredidos, de maneira covarde e cruel, quando não fisicamente, moralmente e justamente por aqueles que poderiam ter seus caminhos mudados.

A juventude não quer mais exercer o direito de estudar. O estudo como um todo, transformou-se em moeda de troca, onde adolescentes negociam notas com seus pais por esse ou aquele presente (viagem, bicicleta, computador, video-game,etc...). Não conseguem entender que tudo isso e muito mais poderá ser acrescentado à sua vida, bastando que ele apenas e tão somente se esforce para isso.

“... Pelos testes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), na 4ª série, 50% dos brasileiros são funcionalmente analfabetos (ou seja, 50% dos brasileiros na 4ª série têm algum tipo daquela doença, daquela síndrome do menino-lobo, porque não tiveram a convivência com as palavras). Segundo o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), a capacidade linguística do aluno brasileiro corresponde à de um europeu com quatro anos a menos de escolaridade ...”
Pronunciamento do Exmo. Sr. Senador Cristovam Buarque: retirado da internet em: 14/03/2010, no site: http://www.cristovam.org.br/portal2/index.php?option=com_content&view=article&id=3112:cristovam-buarque-destaca-artigo-em-defesa-da-educacao-de-base-009&catid=27&Itemid=100072
Por outro lado, por mais que os governos se esforcem em dizer que milhões foram e são investidos em educação, a figura central, que é o professor, continua sempre a margem, muitos afastados por problemas psicológicos ou  físicos, face a dura jornada de trabalho.

A população tem que entender a importância da educação para os jovens, pois quanto maior a massa de iletrados, de ignorantes, mais fácil é a eleição daqueles políticos que só querem se aproveitar e roubar, basta analisar que em determinadas regiões do país ainda existem muitos "currais eleitorais", onde "figuras carimbadas" no meio político conseguem por muitos anos sua reeleição, e não satisfeitos, fazem eleger seus  apadrinhados, compadres e cupinchas de plantão, às vezes trocando votos por cestas básicas ou outros "favores".

A música 300 picaretas dos Paralamas do Sucesso, deixa isso muito claro:
"... Mas a minha burrice faz aniversário,
Ao permitir que num país como o Brasil,
Ainda se obrigue a votar por qualquer trocado,
Por um par se sapatos, um saco de farinha,
A nossa imensa massa de iletrados ..."
Mais do que investimento pessoal, a educação é responsável por gerar um bem-estar social, sendo a mola mestra do desenvolvimento de um povo, quanto mais dinheiro o governo investe na educação, maior será o retorno para o pais. Não dá para imaginar desenvolvimento desassociado da educação!

Quando escolhemos alguém para nos representar (em qualquer esfera – Muncipal, Estadual, Federal) temos que analisar suas propostas para a educação e mais que isso, em se tratando de político já eleito (ou seja que pleiteia a reeleição), ver quanto foi aplicado na educação, quais foram os  projetos que ele aprovou, quantos estão em pleno funcionamento, e quantos a comunidade já se beneficia.
Se não fizermos isso, corremos o risco de engrossarmos as “meias”, “cuecas” e contas bancárias de gente que “não está nem aí para a população”. Porém, sem  esforço, trabalho e dedicação da população em fazer essa análise, esse acompanhamento, esses pseudo-políticos continuarão a encher suas vestimentas e contas bancárias às custas do futuro da nossa juventude, dos nossos filhos!

Vamos pensar nisso, votar conscientes, pois a educação é a mola mestra de qualquer país.



"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo."  J. Petit Senn.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, discuta, reflita, sua opinião é muito importante!.

Blogueiros unidos participam e divulgam!

Blogueiros do Brasil
Cia dos Blogueiros

Clique, conheça nossa história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores diHITT

Seguidores

Leve o Cidadão com você!


Total de visualizações desta página.

Plágio é crime! Quer copiar? Não custa nada pedir, obrigado!

IBSN: Internet Blog Serial Number 21-08-1966-11